Caixa Cultural São Paulo inaugura a exposição “Insustentável Leveza”

Caixa Cultural São Paulo inaugura no dia 31 de agosto de 2013 (sábado), às 11h, a exposição “Insustentável Leveza” que reúne sete trabalhos apresentados em forma de video instalação da artista plástica Giovana Dantas. A abertura da exposição contará com uma palestra da professora e doutora Mariza Bertoli, às 10h. A mostra fica em cartaz até 27 de outubro, com entrada franca e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A exposição “Insustentável Leveza”, desenvolvida entre os meses de junho e julho de 2010, é resultado do Prêmio de Residência Artística do Instituto Sacatar (Ilha de Itaparica-BA), pelo qual Giovana, que foi contemplada também em 2008 com o Projeto “Imanências do Mar”. Este projeto reúne sete trabalhos que integram uma videoinstalação onde a artista chama a atenção para movimentos produzidos pelo vento e pela água em certos objetos, que vão se apresentar nas imagens em vídeo como metáforas de dois aspectos opostos da vida cotidiana: “peso” e “leveza”. No entanto, “o peso pode nos revelar uma face: a de nos colocar de frente à nossa própria história que é tomada com firmeza e se torna elemento suscetível a mudanças que podemos operar. A leveza por outro lado, pode nos induzir ao estado de letargia”, afirma a artista.

Giovana dialoga com o texto de Milan Kundera, “A insustentável leveza do ser”, buscando não uma interpretação, releitura, ou ilustração do romance, mas um alinhamento de idéias, tomando a relação peso-leveza como um princípio do trabalho. A artista ressalta a ação direta das imagens que compõem a exposição sobre o espectador de modo que ele desvie o fluxo comum do pensamento e possa aderir a novas percepções através da observação da obra visual-sonora em primeira instância e da participação ativa com algumas obras.

Para compor a idéia de peso e leveza nesta mostra, Giovana vai utilizar a imagem em movimento, que apresenta uma suposta leveza, como princípio que compõe a base do trabalho. As imagens dos cata-ventos foram capturadas por ela em janeiro de 2010, numa pequena vila do município de Aracati, interior do Ceará, outras foram produzidas em Salvador e durante o seu período de residência artística no Instituto Sacatar. Segundo Giovana, “Neste trabalho, a relação peso-leveza se distancia do tradicional dualismo – situação em que ambas as naturezas se revelam sem interseções. Aqui, peso e leveza aparecem não como oposição, mas como paradoxo, que nos impõe uma relação tensionada pela impossibilidade de um ou outro existir isoladamente”.

SERVIÇO
Exposição ‘Insustentável Leveza’
Abertura: 31 de agosto (sábado), às 11h – com palestra da Professora e Doutora Mariza Bertoli às 10h
Lançamento do catálogo: 21 de setembro de 2013, às 11h
Visitação: 01 de setembro a 27 de outubro de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, próximo à Estação Sé do Metrô
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada franca
Recomendação etária: livre
Apoio: Mzad Eventos – Montagem e Consultoria em Tecnologia
Realização: MCM Produções Artísticas Ltda ME
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *