Projeto Circuito Azul Percussivo chega a Campinas

Um intercâmbio entre música de percussão e inclusão social. Essa é a proposta do projeto Circuito Azul Percussivo, atividade social paralela ao PercPan – Panorama Percussivo Mundial, que no dia 31 de agosto (sábado) realiza workshop cultural na Casa de Cultura Tainã, em Campinas.

Dentro do propósito do PercPan da mistura de linguagens na área percussiva, o Circuito Azul Percussivo proporciona o desenvolvimento de atividades educativas, como workshops, promove encontros entre músicos – com convidado internacional – e comunidades, além de apresentações musicais. “Como socióloga, entendia que a cultura poderia ser uma ferramenta de inclusão social”, explica Elisabeth Caires, diretora e idealizadora de ambos os projetos, iniciados em 1994.

Em Campinas, a programação do Circuito Azul Percussivo tem abertura no bairro do Campo Belo às 10h, com intervenções urbanas do grupo internacional Stomp e os artistas locais Maracatucá e Arte de Vencer. A partir das 15h, será realizado pelo mesmo grupo um Workshop Percussivo com “aulas-espetáculo”, ou seja, um concerto didático que além de envolver o “tocar”, transmitirá à plateia conhecimentos sobre o repertório, instrumentos e a criação musical do grupo.

A Orquestra de Tambores de Aço e frequentadores da Casa de Cultura Tainã ainda terão um intercâmbio com artistas nacionais e internacionais em um Encontro Cultural, às 17h, com livre discussão sobre os novos rumos da música. Ao final, a partir das 18h, uma apresentação da Orquestra Tambores de Aço, Maracatucá, Arte de Vencer, Jongo Dito Ribeiro e Ibaô contará com participação do grupo Stomp.

Com parceria da Secretaria de Cultura de São Paulo, o Circuito Azul Percussivo visa dinamizar a vida cultural da cidade e proporcionar interações e trocas culturais de grande importância para o cenário local. Assim, a importância do projeto surge pela valorização às iniciativas já existentes e pelo trabalho artístico de caráter formativo e que propõe o fortalecimento do jovem como agente de sua trajetória, facilitando seu reconhecimento e posicionamento diante de si mesmo e do mundo.

PROGRAMAÇÃO

Inauguração – Campo Belo:

  • 10:00h – Intervenções urbanas com Stomp e artistas locais Maracatucá e Arte de Vencer;

Roteiro – Casa de Cultura Tainã:

  • 15:00h – Workshop Percussivo com Stomp;
  • 17:00h – Encontro Cultural dos artistas participantes;
  • 18:00h – Encerramento com os grupos locais Orquestra Tambores de Aço, Maracatucá, Arte de Vencer, Jongo Dito Ribeiro e Ibaô, e participação do Stomp;
SERVIÇO
Circuito Azul Percussivo
Data: 31 de agosto (sábado)
Hora: das 10h às 18h
Local: Casa de Cultura Tainã – Caminho das Estrelas
Endereço: Rua Inhambu, 645 – Praça dos Trabalhadores, Vila Padre Manoel da Nóbrega – Campinas/SP
Ingresso: Entrada gratuita*
Outras informações: (19) 3228-2993 ou www.taina.org.br / www.mocambos.org
Inscrições para atividades culturais conforme lotação do local, pelo email taina@mocambos.net. Necessário indicar nome completo, formação, idade e pessoa física ou jurídica.
Workshop percussivo para jovens de 8 a 16 anos. Não é preciso experiência.
Apresentações musicais são abertas e não é preciso se inscrever ou retirar ingresso.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *