Em setembro o Sesc Ipiranga recebe a exposição Balcão de Histórias: Memórias do Comércio em São Paulo’

Como eram efetuadas as compras antes da internet, do cartão de crédito e dos shoppings centers? Houve um tempo em que era possível falar para o dono da loja: “Marca na caderneta que no final do mês eu acerto.” Depois de lido, jornal virava papel de embrulho na feira. Feijão e arroz eram escolhidos em sacos de juta. Crianças passavam as férias nos balcões do comércio e homem não empurrava carrinho em supermercado. Essas e outras histórias estão reunidas na exposição Balcão de Histórias: Memórias do Comércio em São Paulo, que chega ao Sesc Ipiranga no dia 7 de setembro.

A história do comércio não se reduz àquele pequeno momento em que compramos ou vendemos alguma coisa.  Dela fazem parte a vida de pessoas, de famílias e as mudanças dos meios de transporte, dos produtos, da vida urbana, dos costumes e de visões de mundo. Por isso, nessa exposição, fragmentos de todos esses conteúdos estão presentes. Dividida em cinco módulos – Histórias de PessoasOrigens (das famílias, do comércio e das cidades), Transformações e Inovações (das pessoas, das cidades e do comércio), Sonhos e Regiões do Estado de São Paulo, a exposição Balcão de Histórias apresenta uma pequena parte do conteúdo coletado e sistematizado ao longo de quase 20 anos de pesquisa no âmbito do Projeto Memórias do Comércio. Idealizado pelo Sesc São Paulo e executado pelo Museu da Pessoa, entre 1994 e 2012, essa iniciativa registrou a história do comércio no Estado de São Paulo por meio da história de vida de 233 comerciantes, comerciários e prestadores de serviços. A coleção completa está disponível no site memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net e reúne, além dessas experiências únicas, cerca de mil imagens compostas por fotos e documentos de pessoas entrevistadas nas cidades de São Paulo, Araraquara, São Carlos, Campinas, São José dos Campos, Taubaté e Santos, entre outras.

O objetivo é oferecer um pouco mais de conhecimento sobre a história dessa atividade tão antiga quanto o próprio homem e fazer perceber que, por trás do balcão, dos preços e dos produtos que fazem parte dos sonhos de tantos brasileiros, existe uma pessoa como nós, que ama, que sofre, que tem família e que se realiza imensamente ao satisfazer um cliente.

“Esta exposição traz ainda, imagens e vozes daqueles que se voltaram para a área de comércio e serviços, indispensáveis no espaço urbano. Memórias de tempos de conquistas e de dificuldades. Orgulho, saudades, dinamismo, ousadia, muitos são os sentimentos encontrados nas falas reunidas. O SESC, em parceria com o Museu da Pessoa, tem a oportunidade de reforçar sua ação educativa entendendo que as vozes que ecoam nesta exposição representam os que acreditaram em um sonho e o transformaram em realidade. Essas experiências ajudam a contar parte da história dessa cidade chamada São Paulo.” – Danilo Santos de Miranda / Diretor Regional do SESC São Paulo.

SERVIÇO
BALCÃO DE HISTÓRIAS: MEMÓRIAS DO COMÉRCIO EM SÃO PAULO
Data:
7/9 a 6/10, terça a sexta, das 8h às 21h30, sábados, das 10h às 21h30, domingos, das 10h às 18h30
Sesc Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo
Livre para todos os públicos
Grátis
Informações ao Público: Tel: 3340-2000, de terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, no site www.sescsp.org.br ou pelo 0800 118220.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *