Festival Brasil Vocal 2013: inscrições prorrogadas até 2 de setembro

Foram prorrogadas até o dia 2 de setembro as inscrições para o festival Brasil Vocal 2013, que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro. O festival é composto pelo concurso nacional de arranjo para grupos vocais a capela, exclusivo de Musica Popular Brasileira, que este ano está em sua terceira edição, e do concurso nacional de novos grupos vocais, em sua segunda edição.

Podem participar dos concursos todos os brasileiros natos ou naturalizados, e oriundos de qualquer lugar do Brasil, sem limite de idade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de setembro (data da postagem) no portal do CCBB Rio (http://www.bb.com.br/cultura).

Além dos prêmios habituais, este ano o concurso concederá o Prêmio Especial para arranjos feitos para músicas do compositor Vinicius de Moraes, que em 2013 completaria 100 anos de nascimento.

Durante o Festival, será realizada, também, uma mostra que reunirá consagrados grupos vocais brasileiros – Boca Livre, Quarteto em Cy e MPB 4 – e os novos grupos, vencedores da edição anterior, misturando-se, assim, diferentes gerações e traçando, desta forma, um painel do gênero no Brasil atual. Todos os shows da mostra terão ingressos vendidos a preços realmente populares (inteira a R$ 6,00 e meia a R$ 3,00).

Haverá, ainda, um espaço para os grupos vocais que desenvolvem trabalhos especiais dedicados às crianças, o “Festivalzinho”, com o Be Bossa Kids e o Coral Infantil e Juvenil do São Vicente a Cappella.

Ao fim do festival, será lançado um álbum com as partituras dos 12 arranjos finalistas da segunda edição do concurso, que terá distribuição gratuita.

“O objetivo desse projeto é incentivar a criação de grupos vocais e a prática da música popular a capela, e fomentar a criação de novos arranjos para esses grupos. Como é nacional, o festival se transforma na arena de divulgação do trabalho desenvolvido por grupos vocais e arranjadores oriundos de todas as partes de nosso país”, explica o curador Carlos Belém.

AGENDA

2 de setembro

  • Fim das Inscrições (prorrogadas)

11 de setembro

  • Divulgação dos finalistas

05 e 06 de outubro (sábado e domingo) em tenda montada na praça do Centro Cultural dos Correios, atrás do CCBB

  • “Festivalzinho” – mostra de grupos vocais com trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil     

o   Dia 05 de outubro – Be Bossa Kids

o   Dia 06 de outubro – Coral Infantil e juvenil São Vicente a Cappella

09, 10 e 11 de outubro (quarta, quinta e sexta-feira)

  • Mostra de grupos vocais brasileiros, com shows que reunirão consagrados grupos vocais convidados e vencedores da edição anterior

o   Dia 09 de outubro – grupo Ordinarius, do Rio de Janeiro (2º lugar/ 2012) e Quarteto em Cy

o   Dia 10 de outubro – grupo Laugi Banda Vocal, de Brasília (1º lugar/ 2012) e o Boca Livre

o   Dia 11 de outubro – grupo MP7, de Salvador (3º lugar/2012) e o MPB4

Dia 12 de outubro (sábado)

  • Apresentação dos arranjos finalistas e apuração

Dia 13 de outubro (domingo)

  • Apresentação dos grupos finalistas, e divulgação dos grupos e arranjadores premiados
  • Lançamento do álbum de partituras (com CD encartado) dos arranjos finalistas da primeira edição do concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *