O espetáculo A importância de ser Perfeito estreia no Teatro Municipal Maria Clara Machado

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresenta, de 17 de agosto a 22 de setembro, a peça A importância de ser Perfeito, que aborda temas como o casamento, aparências, verdades e mentiras. A montagem, com direção Daniel Herz, transporta toda a ação do espetáculo da Londres vitoriana para os dias atuais no Brasil, com a adaptação da mais famosa comédia de Oscar Wilde The importance of being Earnest realizada por Leandro Soares. O projeto, que teve patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, agora estreia na Zona Sul, no Teatro Municipal Maria Clara Machado (antigo Planetário).

O espetáculo narra a história de José Dourado, um homem que usa uma identidade dupla para poder se divertir sem comprometer sua imagem de rico herdeiro e acionista das telecomunicações. Seu melhor amigo, Agenor Nabuco, se vale disso para invadir a fazenda de José e, então, conhecer a sedutora Cecília Feijó, sobrinha de consideração do amigo. Agenor é primo de Patrícia Lobato, por quem José está apaixonado, mas Tia Augusta, mãe de Patrícia, é contra o relacionamento. Impedimentos amorosos também serão impostos à governanta Dona Glorinha e ao pastor Saulo Malaquias. Então uma trama do passado vem à tona para mudar o rumo dos personagens na história.

A montagem foi idealizada por Leandro Soares e pelo ColetivoAchadoNumaMala. Na peça, os papéis femininos são desempenhados por atores homens do coletivo e mais três atores da Companhia Atores de Laura. Essa concepção de androginia, que a direção incorporou ao trabalho, ganha forma e cor nos figurinos, nos quais elementos masculinos e femininos coexistem e se misturam. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores, que também são músicos, em sua maioria.

A opção por homens em papéis femininos foi inspirada no ensaio O epiceno inglês – The importance of being Earnest, de Wilde, da professora e ensaísta americana Camille Paglia, publicado em seu livro Personas Sexuais, de 1990. O artigo levanta um olhar crítico sobre a androginia dos personagens e tornou-se a principal base teórica na criação do espetáculo.

SERVIÇO
“A importância de ser Perfeito”
Data: de 17 de agosto a 22 de setembro de 2013 (sexta a domingo)
Horário: sextas e sábados às 21h, domingos às 20h
Local: Teatro Maria Clara Machado (Planetário)
Endereço: Rua Padre Leonel Franca, 240
Gênero: Comédia
Duração: 100 minutos
Há estacionamento no local
Informações: (21) 2239-5948 / 2274-7722
Ingresso: R$ 30,00
Bilheteria: de quarta a sábado, das 14h às 22h, e domingo das 14h às 20h
Capacidade: 120 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *