“Depois da Queda” reestreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 agosto, 2013 13:06

“Depois da Queda” reestreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Depois do sucesso de Louise Valentina, o diretor Felipe Vidal e a atriz Simone Spoladore voltam a trabalhar juntos e novamente mergulhados num ambiente ligado ao cinema mundial. No primeiro espetáculo, de 2010, diretor e atriz pesquisaram a fundo a vida de Louise Brooks, diva dos tempos do cinema mudo. Agora, em DEPOIS DA QUEDA, de Arthur Miller, os dois têm um encontro profundo com Marilyn Monroe, talvez o maior ícone do cinema do século XX. Protagonizada por Lucas Gouvêa e Simone Spoladore, que por este trabalho foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz e ganhou o Prêmio APTR de Melhor Atriz Coadjuvante, a peça reestreia no Rio na Casa de Cultura Laura Alvim no dia 09 de agosto, com temporada de sexta a domingo.

DEPOIS DA QUEDA (After the Fall) é um dos mais relevantes textos de Arthur Miller, dramaturgo norte‐americano que é uma referência do teatro do século XX. No palco, uma história autobiográfica: a relação do escritor e dramaturgo com a musa Marilyn Monroe, um casamento que durou de 1956 a 1961, um ano antes da morte da atriz. O texto é estruturado com recursos expressionistas, com uma narrativa não linear, que alterna cenas do passado e do presente. Toda a ação é criada a partir das reflexões de Quentin (alter ego de Miller), um advogado nova-iorquino que decide reexaminar sua vida para ver se deve ou não se casar com Holga (Thaís Tedesco) seu mais recente amor. O jogo é claramente inspirado na vida pessoal de Miller e os personagens e acontecimentos aparecem como o protagonista se lembra deles.

A cena mantém um clima de mistério. Quentin (Lucas Gouvêa) é apresentado como um homem consciente, subjetivo, mais de pensamento do que de ação. Maggie (Simone Spoladore), ao contrário, é pura inconsciência, intuição, impulsividade. Sobre Marilyn, Arthur Miller nunca escondeu o que pensava: “Tinha um perfil autodestrutivo”, dizia o ex-marido.

A encenação atual acontece 48 anos depois da primeira. Em 1964, o diretor paulista Flávio Rangel viu a estreia do espetáculo After the Fall, em Nova York, e ficou tão apaixonado pelo texto que realizou, no mesmo ano no Brasil, a primeira montagem da peça de Miller fora dos Estados Unidos. Após esta encenação, protagonizada por Paulo Autran e Maria Della Costa, o texto nunca mais ganhou a cena brasileira. Agora, o espetáculo do diretor Felipe Vidal apresenta uma nova tradução e encenação para a peça de Miller.

O ESPETÁCULO

Esta nova encenação do texto visa proporcionar ao público brasileiro o contato com uma peça chave da obra de Miller. O espetáculo dirigido por Felipe Vidal conta com parceiros constantes do diretor no elenco e busca utilizar meios, interfaces e recursos atuais para colocar em cena um clássico do drama psicológico do século XX.

A montagem de DEPOIS DA QUEDA também dá sequência a um trabalho iniciado por Felipe Vidal em ROCK’N’ROLL, de Tom Stoppard (2009). Não só um aprofundamento nas questões de tradução e encenação, mas também um desdobramento do trabalho da equipe, já que boa parte do elenco e ficha técnica de DEPOIS DA QUEDA trabalhou também em ROCK’N’ROLL.

Simone Spoladore repete a parceria com o diretor Felipe Vidal interpretando outro ícone do cinema internacional. Depois de dar vida a Louise Brooks, no espetáculo solo LOUISE VALENTINA, a atriz encara agora a personagem Maggie, alter ego de Marilyn Monroe, segunda mulher do dramaturgo Arthur Miller. O texto foi escrito em 1964, apenas dois anos após a morte de Marilyn, que está sendo bastante lembrada neste ano de 2012, pelos 50 anos de seu trágico fim.

No elenco estão ainda o diretor Felipe Vidal, Gabriela Carneiro da Cunha, Louri Santos, Thais Tedesco, Jandir Ferrari, Talita Fontes, Paula Tolentino e Luciano Moreira. A cenografia tem assinatura de Aurora dos Campos, iluminação de Tomás Ribas, figurinos de Flávio Souza, preparação corporal de Denise Stutz, e produção de João Braune – Fomenta Produções e Daniele Avila Small. Uma iniciativa do Complexo Duplo e da Projéteis – Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

SERVIÇO
“DEPOIS DA QUEDA”
Data: 09 de agosto a 1º de setembro
Horários: sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Endereço: Av. Vieira Souto 176, Ipanema
Ingressos: R$40 (inteira)/ R$20 (meia)
Informações: (21) 2332-2015
Classificação etária: 16 anos
Capacidade: 245 lugares
Duração: 180 minutos (com intervalo)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 agosto, 2013 13:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel