Shopping Jaraguá expõe desenhos do Concurso Cultural da Turma do Gabi

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 julho, 2013 23:06

Shopping Jaraguá expõe desenhos do Concurso Cultural da Turma do Gabi

Desde o dia 20 de julho, quem passar pelo Shopping Jaraguá Indaiatuba poderá conferir a Exposição do VII Concurso Cultural da Turma do Gabi, que estará disposta nos corredores do centro de compras. A exposição ficará no shopping até o dia 20 de agosto. É a primeira vez que o Jaraguá é sede desse evento.

O concurso, que conta com o apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, é voltado para crianças de nove a 13 anos e esse ano traz como tema a “Consciência Negra”. Mais de 200 desenhos já foram enviados de todo o Brasil e cerca de 100 deles foram selecionados para serem expostos no shopping. “A exposição está muito interessante. Os trabalhos poderão ser visualizados por quem passear pelo shopping, o que acaba sendo um incentivo para as crianças criarem seus próprios desenhos, desenvolvendo a imaginação e criatividade”, diz Cinthia Lagranha, coordenadora de marketing do Jaraguá Indaiatuba.

No último dia da exposição, uma comissão julgadora irá selecionar três desenhos e as crianças vencedoras ganharão, cada uma, um tablet. A comissão julgadora será formada por Antônio Tenório (cartunista), Telma Regina Fulanetti (artista plástica) e Walter Caldeira (ilustrador e pintor). Além dos vencedores, outros três serão escolhidos como menção honrosa e cada um receberá como prêmio um kit de revistas da Turma do Gabi.

Sobre o concurso

O Concurso Cultural da Turma do Gabi foi criado em 2007 pelo cartunista e escritor Moacir Torres. Os nomes dos selecionados para a exposição estarão no site a partir do dia 21 de julho (www.turmadogabi.com.br).

As duas primeiras edições do concurso foram realizadas pelo Estúdio EMT e, desde a terceira edição, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba incluiu o concurso em seu calendário de eventos e passou a apoiá-lo. Nestes sete anos, tornou-se um evento referência do gênero na cidade e no país. Anualmente chegam trabalhos de crianças e jovens de várias partes do Brasil.

Sobre o criador

Moacir Torres nasceu em Agudos (SP), em 1957 e reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura em 1974. Em 1978 fundou, juntamente com Cláudio Feldman, a Editora Taturana, a qual publicou dezenas de títulos, além de periódicos como o “Jornal da Taturana” e “Tempo Livre”. Trabalhou como arte finalista para a Editora Abril e ilustrou o suplemento “Diário Criança” do Diário Popular, participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs, criou revistas em quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.

Atualmente ministra oficinas de design infantil e vem produzindo revistas em quadrinhos e de atividades da Turma do Gabi para editoras, além de passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros.

SERVIÇO
Exposição do VII Concurso Cultural da Turma do Gabi
Local: Corredores do Shopping Jaraguá Indaiatuba
Endereço: Rua 15 de Novembro, 1.200 – Centro
Data: de 20 de julho a 20 de agosto
Evento gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 julho, 2013 23:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook