São João é no Arraiá do Bangu Shopping

Quem gosta de festas de São João poderá entrar no clima a partir de 11 de julho. É quando começa o ‘Arraiá do Bangu Shopping’, que vai levar ao público muita diversão, com música, dança e comidas típicas.

Em uma área de 5.000m², mais de 100 tendas venderão diversas comidinhas da roça, como canjica, cocada, milho verde, doces, tortas, caldos e sopas. Algumas lojas do shopping vão levar suas especialidades à festa, como McDonalds, Bobs, Doc Café e Boteco do Manolo.

A bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, conhecida por suas famosas ‘paradinhas’ nos desfiles carnavalescos, fará a abertura do evento, às 19h. No dia 4 de agosto, no encerramento da festa, a bateria da ‘Verde e Branco’ volta a se apresentar, a partir das 21h, para dar ao público mais uma oportunidade de cantar e dançar sucessos do carnaval carioca.

Pelo palco de 200m², com dois telões, vão passar ainda outras diversas atrações, como a escola de samba mirim Estrelinha da Mocidade, dia 21/07, às 17h, e a Escola de Dança Vania Reis, diariamente, às 18h, shows da dupla sertaneja Fabiano & Bonatto (dia 14/07, 21h), do grupo de pagode Roda de Bamba (dias 13/07, 21h; 19/07, 20h e 3/08, 21h) e muita MPB com as cantoras Juliana Martins (dias 12/07, 18/07, 26/07, 2/08, 21h) e Bruna Pinho (dias 11/07, 21h; 21/07, 20h; 1/08, 18h), e apresentações da quadrilha ‘Fogo de Palha’ (dias 11/07, 19/07 e 28/07, 21h; e 2/08, 20h). O DJ PH foi contratado para animar a festa.

No ‘Arraiá do Bangu Shopping’ haverá diversão para toda a família. Além das tradicionais competições de quadrilhas, o público poderá contar com cerca de mais de 10 brinquedos, que vão dos radicais  ice jump, uma atração que conta com camas elásticas,  e tirolesa com parede de escalada, aos mais populares, como pula-pula, pescaria e tiro ao alvo.

A festa julina do Bangu Shopping acontecerá de quinta a domingo, das 16h às 22h, e ficará montada no estacionamento até o dia 4 de agosto. O ingresso para participar desse animado arraiá é um agasalho ou 1 kg e alimento não perecível, que será destinado a abrigos da região. A empresa responsável pela produção é a Metha Eventos, especialista na realização de feiras dos mais variados segmentos. O evento tem promoção da rádio Beat98, que estará presente no local nos dias 13/07, às 20h; 20/07, às 21h; 27/07, às 21h e 1/08, às 21h, e contará com a apresentação de Vinícius Lessa. Nesses dias também haverá distribuição ao público de brindes da rádio.

Curiosidades sobre a festa

As famosas festas de São João, que acontecem nos meses de junho e julho, foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, logo após a colonização de nosso país, no ano de 1500. Mas o surgimento dessas festividades, de cultura europeia, aconteceu no período pré-gregoriano, com uma festa pagã que tinha o intuito de comemorar as boas colheitas e a fertilidade da terra.

Como essa época coincidia também com o dia de São João Batista (24 de junho), logo a festa ganhou o nome de ‘joanina’, em sua homenagem. Daí o termo festa ‘junina’. A partir daí, a Igreja Católica passou a festejar outros dois santos: Santo Antônio, no dia 13 de junho, e São Pedro, em 29 de junho.

Com o passar dos anos, as festas juninas brasileiras ganharam símbolos característicos, como as enormes fogueiras que figuram em tantas delas. Por serem realizadas em um mês frio, as fogueiras são acesas para que as pessoas se aqueçam ao seu redor. A predominância do milho nas receitas de comidas típicas não é por mero acaso. O cereal está presente em vários pratos, como pamonhas, pipoca, canjica e curau, para comemorar a farta colheita da época.

SERVIÇO
São João é no ‘Arraiá do Bangu Shopping’
Data: De 11 de julho a 4 de agosto
Bangu Shopping
Endereço: 
Rua Fonseca, 240 – Rio de Janeiro
Local:
 Estacionamento
Ingresso: Um agasalho ou 1 kg de alimento não perecível
Horário: De quinta a domingo, das 16h às 22h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *