Pitanga em Pé de Amora se apresenta no Tom Jazz

No próximo domingo, 07 de Julho, o Tom Jazz recebe a apresentação do Grupo Pitanga em Pé de Amora.

O grupo paulistano Pitanga em Pé de Amora, formado por 4 rapazes e uma moça – Ângelo Ursini (Clarinete, Sax, Flautas e escaleta), Daniel Altman (Violão de 7 cordas e vocal), Diego Casas (Violão e vocal), Flora Poppovic (Vocal, pandeiro, surdo e percussão) e Gabriel Setúbal (Trompete, violão e vocal) – cinco amigos de adolescência, compositores e intérpretes, apresenta um frescor à canção popular com seus instrumentos acústicos.

No repertório, 100% autoral, músicas do cd de estreia e canções que comporão o segundo cd do grupo – com lançamento previsto para outubro e direção artística do músico e produtor Swami Jr. (Omara Portuondo, Maria Bethânia).

Tendo entre seus fãs declarados artistas como Antônio Nóbrega, Aquiles Reis MPB4, Chico Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Zé Renato, o Pitanga apresenta marchinhas carnavalescas, tangos nazarethianos, baiões e jongos, desprovidos daquele conservadorismo em se manter o estilo tradicional dos ritmos, se misturam de maneira natural com discursos jazzísticos e de vanguarda, tanto na riqueza das canções como nos elaborados arranjos que pontualmente abordam todas essas referências.

PITANGA EM PÉ DE AMORA

O trabalho coletivo norteia o cancioneiro do grupo, aonde os integrantes, (Angelo Ursini, Daniel Altman e Ga Setúbal, todos eles multi-instrumentistas), se revezam na autoria das composições letradas por Diego Casas, que além de letrista titular, também faz junto com Flora Popovic e Daniel Altman o vocal da maioria das canções.

O caráter colaborativo abrange não só a criação musical, mas também a performance do grupo no palco, evidente no rodízio de instrumentos musicais que se dá ao término de cada música – é um tal de alfaia pra lá, escaleta e caxixi pra cá, baqueta e violão acolá –, sobressaindo a espontaneidade e o improviso de um time centrado em sua vocação: fazer uma música bonita e envolvente de se acompanhar, com letras simples que celebram histórias pitorescas, as melodias e o amor, tal como a temática naïve de um Chico Buarque que falava no alto de seus vinte anos de jovialidade o tempo passado na janela que carolinas e januárias deixavam de ver.

Em 2012, participou dos programas Altas Horas e Som Brasil (TV Globo) e Afinados (Globo Internacional). No Som Brasil, além de defender a “Banda” e “Lapinha”, dividiu o palco com Jair Rodrigues cantando Disparada, com arranjo feito pelo Pitanga especialmente para o programa – muito elogiado por Jair. Em fevereiro deste ano participou do programa Estúdio i da jornalista Maria Beltrão, Globo News. Na TV Cultura esteve no programa Ensaio do diretor Fernando Faro e também no programa Sr. Brasil apresentado por Rolando Boldrin.

SERVIÇO
Pitanga em Pé de Amora
Data: 07 de Julho
TOM JAZZ
Endereço: Avenida Angélica nº 2331 – Higienópolis
Telefone: (11) 3255-0084 www.tomjazz.com.br
Couvert Artístico: R$ 40,00
Horário do show: 21hs
Capacidade: 200 pessoas sentadas
Censura: 14 anos
Duração: Aproximadamente 100 minutos
Abertura da casa: 2h antes do espetáculo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *