Núcleo Artérias apresenta o espetáculo Bananas, na Funarte

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 julho, 2013 11:04

Núcleo Artérias apresenta o espetáculo Bananas, na Funarte

O Projeto Conexões, na Funarte, entra no mês de julho com uma programação de dança questionadora e diversificada. O Núcleo Artérias apresenta BANANAS de 05 a 07 de julho de 2013, com concepção e direção de Adriana Grechi, com inspiração na obra da artista britânica Sarah Lucas.

Bananas lida com assuntos propostos na obra de Sarah Lucas, artista britânica que contesta e desafia imagens machistas e estereotipadas de gênero por meio de uma linguagem metafórica e provocadora. Experimentando imaginários, gestos e desejos considerados exclusivamente masculinos, o Núcleo Artérias testou corporeidades andróginas, sinuosas, volumosas, orgânicas e multidirecionais potencializadas pela possibilidade de ser “outros”, de ser múltiplo.

Com foco no corpo humano, Sarah Lucas expande suas dimensões de gênero e sexo por meio de uma linguagem metafórica e provocadora. Em uma mistura de sensibilidade e agressão, a arte de Sarah desafia constantemente a visão masculina estereotipada da mulher.

O trabalho foi produzido originalmente para o 17º Cultura Inglesa Festival.

Núcleo Artérias

O Núcleo Artérias é formado por artistas de dança, vídeo e música. Em seus trabalhos o grupo explora corporeidades específicas propondo deslocamentos de percepção sobre questões relacionadas ao mundo contemporâneo, como instabilidade, incerteza, consumismo, identidade e espetacularização.

O Núcleo Artérias é dirigido por Adriana Grechi, coreógrafa graduada na S.N.D.O. (Amsterdã). Em 2004, o Núcleo Artérias recebeu dois prêmios APCA: pesquisa em dança para “Por que nunca me tornei um/a dançarino/a” (produzido pelo 8º Festival da Cultura Inglesa) e projeto para “Teorema”. Em 2006 participou do Rumos Dança do Itaú Cultural. Em 2007 recebeu o Fomento Municipal (SP) e realizou circulação nacional. Em 2008 recebeu o prêmio APCA para criação em dança com “Fronteiras Móveis”. Em 2011/2012 o núcleo foi patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural realizando temporadas e circulação nacional.

De 96 até hoje, o Núcleo Artérias (ex Cia 2 Nova Dança) apresentou seus trabalhos em mais de 40 cidades e participou de diversos festivais, entre eles, Panorama de Dança/Rio de Janeiro (98), Rencontres Choregraphiques de Seine-St-Denis/Paris (2002), FID/Belo Horizonte (2005), e On Marche/Marrakech (2012).

Projeto Conexões

O projeto Conexões, concebido como uma iniciativa de ocupação plural do Complexo Cultural Funarte/SP – Sala Renée Gumiel, propõe uma série de ações combinadas para promover a disseminação e o acesso à dança contemporânea por meio de estratégias de fomento ao diálogo, à reflexão, à qualificação artística e à formação de público.

Promovendo uma programação diversificada, instigante e representativa da produção em dança na atualidade, durante os oito meses consecutivos de ocupação da Sala Renée Gumiel, o projeto viabilizará curtas temporadas a preços populares, convidando artistas, coletivos e companhias nacionais e internacionais a realizarem propostas em diversos formatos.

SERVIÇO
Bananas
Data:
05 a 07 de Julho de 2013
Horário: Sexta-Feira às 20h, Sábado e Domingo às 19h
Complexo Cultural FUNARTE/SP – Sala Renée Gumiel
Endereço: Alameda Nothman, 1058 – Campos Elíseos
Duração: 45 minutos
Classificação: 16 anos
Atividade Complementar: Após a apresentação do espetáculo do dia 6 de julho, os artistas partilham com o público o processo de criação de Bananas, através de um bate-papo.
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50
Telefone: 11 3662.5177
Horário da bilheteria: uma hora antes do início do espetáculo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 julho, 2013 11:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS

Facebook