Sesc Piracicaba apresenta a segunda edição do Projeto Lado B

O cenário musical brasileiro sempre foi rico em diversidade e qualidade. Artistas renomados são lembrados por suas expressivas obras e, ano após ano, novos nomes aparecem. A chamada MBP atravessa décadas e estilos sem perder sua propriedade como um trabalho primoroso.

Diante de um universo musical tão amplo, muitas composições acabaram perdidas no tempo, principalmente as que estavam no “lado B” dos antigos Long Plays – hoje se pode dizer que são as canções que não estão entre as quatro primeiras de um CD. Como resultado muitos grandes nomes acabaram estigmatizados por seus principais sucessos, massivamente tocados nas diferentes mídias.

Neste contexto, o projeto apresenta nas quintas-feiras de julho, quatro espetáculos musicais temáticos e gratuitos, sempre às 20h, na Comedoria do Sesc. Os repertórios dos shows contemplam canções que representam as carreiras dos artistas, preferencialmente com as que não foram excessivamente exploradas pelos diferentes meios de comunicação.

A pesquisa de repertório e produção musical foram realizadas pelos músicos Marcio Sartório, Eduardo Belloni e Hélio Cunha. As obras selecionadas serão executadas pelos três e convidados, sendo um mínimo de dois artistas convidados por show. Os músicos convidados representam diferentes estilos e gerações da música de Piracicaba e região, sem tendências a modismos e sem deixar de prezar pela qualidade das apresentações.

Agenda de shows

4 de julho

100 anos do poeta Vinicius de Moraes

No ano de seu centenário de nascimento, a apresentação relembra obras do compositor e seus tantos parceiros.

Vinicius de Moraes foi, além de compositor, músico e poeta, também diplomata, dramaturgo e jornalista. No campo musical, o artista teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

11 de julho

Eletrosamba

Um show que propõe reinterpretar canções do universo do samba carnavalesco carioca a partir de uma instrumentação não característica desse gênero musical com arranjos contemporâneos. O repertório é formado por sambas de velha guarda, também conhecidos como sambas de terreiro ou de quadra, aqueles compostos pelos “doutores” do samba no ambiente comunitário das quadras das escolas de samba. Até meados da década de 40, quando surge o “samba enredo”, esse era o repertório tocado no carnaval carioca. O carnaval mudou; o samba também, mas os velhos sambas e a memória da velha guarda das escolas permanecem vivos. É a essa memória que o projeto Lado B homenageia neste  show.

18 de julho

Nordeste

Alceu Valença, Lula Queiroga, Chico Cesar e Lenine

O show Lado B Nordeste se propõe a trazer ao público um pouco da musicalidade daquela região, que vai muito além do baião. Os artistas elegidos para seleção do repertório têm fortes influências das raízes musicais do nordeste e ao mesmo tempo um característico toque de modernidade em suas músicas.

25 de julho

Homenagem a Milton Nascimento

Artista de criatividade e personalidade marcante no cenário musical brasileiro. Seu estilo surgiu principalmente do desdobramento do movimento da bossa nova, com fortes influências do jazz, do rock, da música hispano-americana e de sons caribenhos. Ao mesmo tempo, Milton não deixa de beber nas fontes regionais brasileiras.

SERVIÇO
Projeto Lado B
Data: Todas as quintas de julho, às 20h
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Comedoria
Classificação: Livre para todos os públicos.
Entrada gratuita
Acesse o portal – www.novo.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *