CAIXA Cultural São Paulo apresenta a exposição “Lucas Simões”

CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 20 de julho a 20 de outubro, a exposição “Lucas Simões”, projeto no qual o artista plástico pesquisa o suporte e a materialidade da fotografia, explorando suas possibilidades de profundidade e volume, por meio de sobreposições, recortes e curvaturas. A exposição é produzida pela Fundação Gilberto Salvador e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Lucas Simões é um artista independente, com formação em Arquitetura e Urbanismo. Em seu processo criativo o artista busca intervir em objetos ou imagens que carregam significados, os quais ele dobra, corta e desconstrói em novas formas, e cria uma nova representação de imagens que oscilam entre beleza e estranhamento, movimento e profundidade.

A exposição, que tem curadoria do artista plástico Gilberto Salvador,  revela em dois núcleos formados por 26 obras – “Quase Cinema” e “Desretratos e Desmemórias” – dois processos diferentes de intervenção sobre fotografias, com recortes, costuras e sobreposições.

O núcleo “Quase Cinema”, composto por oito obras, propõe uma releitura da fotografia como narrativa, por meio do alongamento e repetição da imagem. O efeito é obtido com o uso de imagens costuradas em madeira e tecido. As sequências formadas dão a sensação de movimento. Esse núcleo é ainda, dividido em duas séries: “Verdade é uma colagem contínua”, onde Lucas se apropria de imagens de edifícios cuja monumentalidade é reflexo de uma ideologia por trás de seu comissionamento e “Ficções”, em que paisagens originais são desmontadas por meio de manipulações digitais.

Já o núcleo “Desretratos e Desmemórias” é formado por 18 obras, compostas por fotografias recortadas e sobrepostas, entre chapas de acrílico. Em “Desretratos”, o artista utilizou retratos feitos no momento em que amigos íntimos contavam um segredo. A intenção era capturar as expressões de cada um na hora de revelar o segredo. Em “Desmemórias”, Simões utiliza fotografias de velhos amigos de infância e pessoas que ele acabara de conhecer.

SERVIÇO
Exposição “Lucas Simões”
Abertura para convidados e imprensa: 20 de julho de 2013 (sábado), às 14h
Visitação:de 20 de julho a 20 de outubro de 2013
Horários:de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Entrada franca
Classificação indicativa:livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *