Sesc Taubaté apresenta Contos Indígenas

O Sesc Taubaté apresenta sábado, dia 29, Contos Indígenas, com o Grupo Três Marias e Um João, às 16h.

Dois Contadores narram três histórias com músicas e brincadeiras, convidando o público a entrar em um universo de faz de conta.

A raiz de nossos costumes e tradições está nas comunidades indígenas que aqui residiam. É preciso reconhecer e respeitar esse povo que faz parte de nossa identidade. Os contos e lendas indígenas contam histórias sobre o nosso povo e por isso devem ser relembrados e disseminados a todos os brasileiros.

No primeiro conto “A pele nova da mulher velha” uma velha índia sonha em voltar a ser moça. Depois de se banhar no rio, ela sai de sua pele de mulher velha e volta a ser nova. Mas alguns meninos encontram a estranha pele, pensam ser um animal feroz e atiram muitas vezes. A índia furiosa castiga os indiozinhos. Em “A lenda do sol e da lua”, Deus cria o Sol para iluminar o dia, e a Lua para brilhar durante a noite. Certa vez, os dois se encontram e se apaixonam, não podem ficar juntos. Em uma aldeia indígena, a índia Jaci e seu amado Jami também vivem separados. Então Deus cria o amor para ser o mensageiro dos casais. E em “O veado e a onça” um veado e uma onça escolhem o mesmo terreno para fazer suas casas. Sem perceber, constroem uma única casa e só se encontram pela manhã. Resolvem morar juntos, mas o medo que sentem um do outro cresce e num susto os dois fogem de lá.

Após a contação, será realizada a oficina Cenário Circular, dialogando com o tema trabalhado na contação de história.

Às 14h30 do mesmo dia, também acontece a mediação de leitura com os livros da coleção Crianças Famosas (Picasso, Portinari), em que serão expostos painéis temáticos com obras dos famosos.

As atividades fazem parte do projeto Lendo o Mundo que oferece mediações de leitura, contações de história, oficinas artísticas e cinema que visam ampliar as possibilidades de acesso a literatura e narrativas infanto-juvenil, ajudando no desenvolvimento infantil e na formação de leitores e estimulando a integração entre pais e filhos.

SERVIÇO
Mediação de leitura
Data: 29, às 14h30.

Contos Indígenas: A pele nova da mulher velha
A lenda do sol e da luaO veado e a onça
Data: 29, às 16h.

Oficina artística: Cenário Circular
Com instrutores do Sesc.
Data: 29 às 16h30.

Sesc Taubaté
Endereço:
Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Informações: 3634-4000. www.sescsp.org.br/taubate

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *