Paço das Artes abre as janelas para expor a natureza ambiente

No dia 09 de julho de 2013, às 15h, o Paço das Artes – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – inaugura a exposição individual Tautorama, da artista Ana Tavares, e seis mostras individuais que integram a 3ª e 4ªTemporada de Projetos 2013, dos artistas Bruno Kurru, Felipe Bittencourt, Flávia Junqueira, Fernanda Rappa, Rafael RG e Rodrigo Sassi. Às 16h, os artistas fazem visita guiada às suas respectivas mostras. O evento é gratuito e aberto ao público.

O título da exposição de Ana Tavares  é Tautorama, uma palavra inventada pela artista que remete a “tautologia – a repetição de um mesmo pensamento, expresso de diferentes maneiras – e a “hórama, palavra grega que significa “dar a ver”, “vista” ou “espetáculo”.

Explica-se: o Paço será visto sem os painéis que delimitam seu espaço expositivo e o separam da mata que fica aos fundos do edifício. A artista retirou os painéis não apenas para dar a ver o que estava escondido, mas para provocar outro tipo de reflexão sobre o espaço do museu que, desta vez, se constitui como obra.

“Como em trabalhos anteriores, principalmente a partir das exposições Porto Pampulha (1997) e Relax’o’visions (1998), realizadas no Museu da Pampulha (BH) e no MuBE (SP), o que farei no Paço será o que chamo de ‘operação de rotação’  revelando a condição original da arquitetura e do lugar, retirando suas próteses e desnudando-o. Meu gesto é de abertura, de comunicação com o exterior do espaço expositivo. Com isso faço com que a paisagem externa se apresente em outra perspectiva e se mostre rebatida, em forma de artifício, em um anteparo que se forma como elipse para unir o que antes se mantinha em isolamento”, diz ela.

Ana Tavares pensa seu trabalho como uma reflexão acerca das noções de natureza e de artifício; sobre espaço e lugar e, sobretudo, da paisagem como uma construção. “O emaranhamento geométrico e assimétrico das imagens e a tonalidade predominantemente verde e cinza das imagens formam uma espécie de floresta artificial”, diz o curador, Daniel Rangel.

Ana Maria Tavares nasceu em Belo Horizonte e vive e trabalha em São Paulo desde o começo dos anos 1980.  Iniciou sua formação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursou Licenciatura em Artes Plásticas na Faap, onde também lecionou desenho a partir de 1982. Foi aluna de Regina Silveira, Julio Plaza, Nelson Leirner e Walter Zanini. Fez mestrado no Art Institute de Chicago e foi bolsista da John Simon Guggenheim Foundation, em Nova York. Leciona na graduação e na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde obteve o título de doutora em 2000.

A artista foi convidada a apresentar seu trabalho e a participar de residências em diversas universidades americanas, tais como o MIT – Massachussets Institute of Technology;a Universidade da Califórnia, Berkeley; Rice University; e Vanderbilt University. Já expôs em diversos países, como Estados Unidos, Rússia, Holanda, Japão, Alemanha, e em diversas bienais como Cingapura, Istambul e São Paulo. Foi escolhida pelo Humanities Reseach Center da Rice University, em Houston, Texas, para receber o Lynette Autrey Visiting Professor Fellowship e irá ministrar disciplina e aprofundar seu projeto de pesquisa Natura In-Vitro: Interrogando a Modernidade.

Já a 3ª e 4ª Temporada de Projetos de 2013 do Paço das Artes, programa mais antigo e importante da instituição é constituída de seis mostras individuais e inéditas de artistas emergentes. A Temporada de Projetos chega à 11ª edição neste ano, firmando seu objetivo de fomentar manifestações artísticas da jovem arte contemporânea em suas mais variadas modalidades.

SERVIÇO
Tautorama, individual da artista Ana Tavares e mostras da 3ª e 4ª Temporada de Projetos 2013
Abertura: 09 de julho, terça-feira, às 15h
Período expositivo: de 10 de julho a 15 de setembro de 2013
Na ocasião da abertura o público poderá aprofundar o contato com o trabalho e a pesquisa dos seis artistas que participam da terceira e quarta edições da Temporada de Projetos 2013.

Paço das Artes
Endereço: Av. da Universidade, nº 01 – Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814 4832
Site: www.pacodasartes.org.br
Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 19 horas; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30
Entrada gratuita
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *