Exposição “Mem de Sá, 100” apresenta fotos do dia-a-dia de travestis da Lapa

A Galeria de Arte Fotospaço abre no dia 18 de junho a exposição “Mem de Sá, 100”, de Ana Carolina Fernandes. O trabalho fotográfico é resultado do seu convívio durante dois anos com travestis na Lapa, no Rio de Janeiro, e mostra esse grupo fora do contexto da prostituição. “As imagens captam o cuidado com a casa, a vaidade, as relações entre eles e o entorno simbólico que criam para viver em uma espécie de mundo paralelo, onde se protegem da discriminação social”, explica Ana Carolina.

A curadoria é de Eder Chiodetto, eleito em 2009 pela revista Clix/Fotosite o melhor curador de fotografia do país. A mostra vai até 20 de julho.

“O ensaio fotográfico da Ana Carolina é exemplo enfático de um trabalho original que se distancia em muito do olhar clichê e redutor que a sociedade em geral dedica a esse grupo social”, explica o curador. Para ele, “Mem de Sá, 100” tem por preceitos o envolvimento entre fotógrafa e seus retratados, e a amálgama minuciosamente construída entre forma e conteúdo. “A mostra se alia com o que de melhor tem sido produzido no campo do foto-documentário contemporâneo”.

“A vida pulsa intensamente em cores cítricas e no imaginário delirante desses meninos-mulheres que não se deixam classificar por demarcações, sempre tão imprecisas, quando se trata da vã tentativa de mapear o desejo e as fantasias do homem. As fotografias de Ana Carolina nos falam da busca permanente da identidade e da felicidade, dois pontos que conectam a todos, sem distinção de gênero ou classe social”, analisa o curador.

As fotografias são impressas em tiragens restritas, com numeração, registro e certificação da marca francesa Canson, e emolduradas nos padrões museológicos internacionais de conservação.

SERVIÇO
Mem de Sá, 100
Galeria Fotospaço
Shopping Cassino Atlântico
Endereço: 
Av. Atlântica, 4.240, sala 126, Copacabana
Abertura: 18 de Junho
Horário: terça a sábado, das 12:30h às 18:30h, exceto nos feriados
Grátis.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *