Espetáculo Camille & Rodin faz curta temporada no Theatro São Pedro em Porto Alegre

O espetáculo CAMILLE & RODIN traz aos palcos brasileiros a história de dois grandes escultores franceses, internacionalmente consagrados. De um lado, Camille Claudell, uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que rompeu laços com sua classe social, com a moral vigente e com as normas de conduta bem aceitas em sua época para se tornar umas das grandes artistas de sua época. De outro, Auguste Rodin, um gênio já maduro, no auge de sua força criadora, um artista que soube representar, através de sua arte, as paixões humanas. A peça, que retrata o encontro destes dois artistas extraordinários na encantadora Paris no final do século XIX, chegará a Porto Alegre para curta temporada no Theatro São Pedro. De 19 a 21 de julhosexta e sábado, às 21h, e domingo, às 18h.

Ao chegar à cidade, aos 19 anos, Camille se torna discípula de Rodin, e a única de seus colaboradores que se destaca e se projeta individualmente. Posa para ele, fascina-o com sua beleza e personalidade e, mesmo diante de sua extrema exigência, ele a consulta em tudo que faz. Em curto espaço de tempo, eles se apaixonam. Rodin abre-se ao lirismo e à sensualidade através de sua paixão por Camille, penetra no êxtase e na volúpia amorosa, na plena sensualidade que nunca mais irá abandonar sua obra. O diálogo amoroso se torna presente nas obras dos dois; trabalham juntos apaixonadamente. Mas Rodin, não é capaz de oficializar a união entre eles. Ser amante de um escultor famoso e muito mais velho acirra os preconceitos, Camille explode em crises nervosas, sentindo-se usada como mulher e artista. Essa relação de fusão entre amor e a arte, se desgasta até ; ; o rompimento definitivo que marca a vida e a obra de ambos para sempre.

Ao contar esta história de amor e arte que até hoje causa um encanto hipnótico e avassalador, Camille & Rodin também leva para o palco a obra desses artistas e revela o ambiente artístico e cultural do final do século XIX e início do século XX, levando o espectador à uma impactante e comovente viagem no tempo. Para essa montagem Franz Keppler criou um texto inédito. A pesquisa para a construção desse espetáculo foi feita por Franz Keppler e Melissa Vettore, baseando-se nos principais biógrafos dos escultores, com destaque para Reine Maire Paris (sobrinha neta de Camille), para a autora Liliana Wahba, e a partir da análise crítica e poética de Paul Claudel (irmão de Camille).

A direção do consagrado ator e diretor Elias Andreato foge de uma forma teatral tradicional de apresentar biografias. O que interessa aqui é o sentimento essencial que estes artistas trazem e que renova o olhar atual. E é assim, escapando das formalidades, que nos situamos na Paris de Rimbaud, Verlaine, Debussy, Monet, Victor Hugo, que nos libertaram para sempre do academicismo.

SERVIÇO
CAMILLE E RODIN
De 19 a 21 de julho
Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n)
Classificação: 12 anos (menores somente acompanhados dos pais ou responsável)
Duração: 75min
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Opus Promoções, Baobá Produções Artísticas, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil país rico é país sem pobreza
Patrocínio: Zaffari e Tramontina

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *