Dança no MIS de junho apresenta o projeto CRUSH, que une performance a audiovisual

No dia 15 de junho, acontece mais uma edição do Dança no MIS, programa mensal que leva ao público apresentações de artistas que transitem por diferentes linguagens no Museu da Imagem e do Som, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto, que é gratuito, tem curadoria de Natalia Mallo e une performance a audiovisual, com trabalhos site-specific.

Esta edição recebe o projeto CRUSH, do coletivo Phila7, sob direção da artista multimídia italiana Mirella Brandi. A apresentação, que acontece no Auditório MIS, une dança a tecnologia audiovisual, criando um ambiente onde ilusões óticas proporcionadas por efeitos de iluminação e projeção criam em tempo real uma narrativa subjetiva que discute o ser urbano contemporâneo. A resignificação do espaço através de uma ocupação coreográfica cotidiana-tecnológica e a ampliação das camadas de percepção do público são o foco do coletivo.

A apresentação acontece às 20h, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso é gratuito e deve ser retirado com 1h de antecedência na recepção.

Dança no MIS é uma programação gratuita, em que coreógrafos, selecionados através de convocatória, escolhem uma área do Museu para compor um trabalho site-specificem dança. Além das apresentações, é também exibida uma seleção de filmes de videodança ou “Dança no cinema” (trabalhos que apresentam a dança através do olhar de grandes cineastas). Com a continuidade deste projeto, iniciado em 2012, a dança contemporânea afirma um espaço próprio na cidade e uma oportunidade valiosa de ampliar seu público e suas possibilidades de pesquisa artística.

O foco de Dança no MIS é levar à instituição artistas que transitem por diferentes linguagens, se interessem por descobrir interfaces tecnológicas para seus trabalhos, dialoguem com a matriz cultural do Museu, discutam a ocupação artística do espaço público e estejam disponíveis para trabalhar fora dos padrões de espetáculo e das noções habituais que separam artista e plateia, para assim poder também discutir a inserção da arte na vida cotidiana na cidade.

Para ser curadora desta programação, o MIS convidou Natalia Mallo, artista argentina radicada no Brasil, que vem atuando há 20 anos em diversas áreas culturais, tendo iniciando sua carreira na música e posteriormente ampliado sua produção através de intensas colaborações com coreógrafos e companhias de dança, realizando trilhas sonoras e participando da concepção e realização de instalações, espetáculos e performances. Além disso, tem colaborado em projetos de videoarte, filmes de curta e longa metragem, concepção de performances em espaço público e instalações multimídia.

Sobre Site-Specific

Os trabalhos artísticos denominados Site-Specific podem ser definidos como aqueles em que a obra é criada para um local específico, cujas características e singularidade detona o processo criativo e resulta num diálogo com diversos aspectos daquele espaço (topografia, arquitetura, iluminação, discurso, aspectos sociais, culturais, ambientais, etc). Esta denominação é muito discutida nos dias de hoje, e a prática já gerou diversos desdobramentos (site-generic, site-generated, entre outros). No projeto Dança no MIS, o artista convidado poderá tanto criar um obra inédita como deslocar uma peça do seu repertório para o Museu, realizando uma releitura da mesma num novo contexto.

SERVIÇO
Dança no MIS
20h CRUSH – Performance de dança-audiovisual com o coletivo Phila7
Data:
15 de junho
Grátis
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 14 anos
Local: Auditório MIS
Capacidade: 172 lugares
Direção: Mirella Brandi 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Tel: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *