Selton lança Saudade com canções em português, inglês e italiano

Consolidado na Itália após dar os primeiros passos na Espanha, os brasileiros da banda Selton provam que se sentem em casa em todos os lugares do mundo com o lançamento de Saudade (Ghost Records, 2013), álbum que reúne composições em inglês, italiano e português.

Em turnê no Brasil para promover o novo trabalho, o grupo faz show nesta noite no Sesc Pompeia, com entrada gratuita e participação especial do cantor Dente.

Gravado entre agosto e novembro de 2012 em Milão, cidade-base do quarteto vindo de Porto Alegre, a obra climatiza em pouco menos de 30 minutos a desprendida energia de Ramiro Levy (voz, guitarra e ukelele), Ricardo Fischmann (voz, guitarra e sintetizador), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria e drum machine).

Saudade, o remédio é cantar

Movido pelo espírito aventureiro de permanecer como se estivesse na terra pátria em cada um dos países que acolheram sua música, o Selton convocou para a produção de Saudade o engenheiro de som italianoTommaso Colliva, conhecido por trabalhos com Franz Ferdinand e Muse.

Mas é o Brasil que a banda celebra na primeira faixa do disco, “Qui Nem Jiló”, homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, que conta com a colaboração do multi-instrumentista Arto Lindsay – o primeiro contato com o americano aconteceu na Itália, quando os gaúchos integraram o coral do concerto experimental Noise Mass, que rodou o país.

Outro músico que colabora no álbum é Dente, um dos mais importantes bardos da cena italiana atual. Além de auxiliar no processo de tradução de algumas faixas para a língua local, ele canta na versão alternativa de “Drunken Sunshine” (“Piccola Sbronza”), escolhida como primeiro clipe de Saudade.

Apesar da localidade distante, o Selton traz referências tropicais em um pop-experimental repleto de trejeitos vocais, como se pode observar em “You’re Good” e nas intersecções encontradas em “De Volta Para o Futuro” e “Vado Via”, que também exibe ótima sinergia entre as guitarras de Ramiro e Ricardo com a bateria de Daniel.

A capa do disco, assinada por Eduardo, faz uso da histórica pintura do holandês Frans Post, que registrou a vista da Ilha de Itamaracá, no Nordeste brasileiro, em comitiva organizada pelo holandês Mauricio de Nassau no século XVII.

De volta para o futuro

Tudo começou em Barcelona quando, por acaso, Eduardo Stein Dechtiar e Ramiro Levy encontraram os antigos colegas de escola Ricardo Fishmann e Daniel Plentz, em 2006.  Tocando em parques e ruas da cidade espanhola, chegaram aos ouvidos de um produtor da MTV italiana, que convenceu o grupo a gravar um disco em Milão.

Inspirados pelo compositor Enzo Jannacci, o Selton regravou canções tradicionais da Itália numa estética mais roqueira e com letras em português, resultando no disco Banana à Milanesa (2008), que chamou a atenção da crítica local.

Em 2010, a banda expandiu sua repercussão na Itália com um surpreendente álbum de composições próprias, escritas em português e inglês: Selton. Publicações como Rolling Stone e Internazionale destacaram o disco como um dos grandes lançamentos daquele ano e os músicos embarcaram em shows lotados pelo país. Bélgica, Portugal, Inglaterra e Alemanha também acolheram os porto-alegrenses.

Crowdfunding

Para viabilizar Saudade, o quarteto arrecadou de fãs e investidores mais de US$ 10 mil por meio de um projeto de financiamento coletivo.

O álbum, lançado há um mês, conta com longa turnê europeia, que inclui Milão, Roma, Florença, Bolonha, Nápoles e Turim, para citar algumas cidades italianas, passa por Londres, Paris e Berlim, e chega agora ao Brasil – nesta quarta, 5 de junho, o Selton faz show no Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro, depois de apresentações em Porto Alegre e São Carlos (SP), na semana passada.

Com canções em rotação em dezenas de rádios da Itália, Saudade já é considerado um dos melhores discos de 2013 por publicações como o jornal La Repubblica e as edições locais da Rolling StoneVanity Fair eVogue.

Selton – Saudade (Ghost Records, 2013)
Formato digital: iTunes, Oi Rdio e Spotify
Em CD: R$ 20 (com distribuição no Brasil)
Ou no Soundcloud: www.soundcloud.com/selton

SERVIÇO
Selton
Show de lançamento do álbum Saudade
Participação especial: Dente (Itália)
Data: Terça, 4 de junho, às 21h
Sesc Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 93, Pompeia
Entrada gratuita
Censura: 12 anos
Capacidade: 800 lugares
Tel: (11) 3871-7700
www.sescsp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *