CAIXA Cultural RJ apresenta o espetáculo Caprichosa Voz que Vem do Pensamento

A CAIXA Cultural RJ apresenta, de 13 a 16 de junho, no Teatro de Arena, o espetáculo Caprichosa Voz que Vem do Pensamento, uma conversa entre dança e música, com concepção e interpretação da bailarina Maria Alice Poppe e do músico Tato Taborda.  Aderbal Freire-Filho assina a direção. 

Idealizado para uma bailarina e um pianista-performer, Caprichosa propõe um exercício da inversão de perspectiva: um piano visto pelo seu avesso e uma dança que nasce na estrutura do corpo. A música de Tato Taborda, composta e executada em cena, em um piano preparado, estimula e provoca o movimento de Maria Alice que, por sua vez, faz nascer novos sons no piano de Tato. Em cena, há um jogo físico e real no qual a bailarina se entrelaça, contorna, toca e interfere fisicamente na ação do pianista, que muda continuamente de postura. Ele busca novas formas e soluções para levar sua música adiante em função da interferência vivida.

– “A idéia inicial surge de uma oposição metafórica entre uma dança gerada e percebida através de sua imagem externa, e outra que nasce e se move por um espaço interno do corpo. A arquitetura móvel que preenche esse espaço interno – que se cria, expande e desdobra na medida em que o próprio movimento acontece – é o próprio esqueleto e suas articulações. A ossatura, aqui, não é considerada como matéria inanimada, inerte e subordinada à ação protagonista da musculatura, mas como instância do pensamento que, alojado em cada uma de suas partes constituintes, dá origem a um corpo pensante ou corpo-pensamento”, explica Maria Alice Poppe.

Também o piano preparado é apresentado em seu esqueleto, despido de sua caixa externa e de sua aura romântica, ele tem suas “vísceras” (martelos e cordas) à mostra. Seu som é ainda transfigurado por objetos como parafusos, vidros, clipes, cortiças e garfos introduzidos no interior de sua estrutura, transformando o instrumento numa “orquestra de sinos, gongos e outros seres percussivos”, reais ou imaginários.

A parceria entre Alice e Tato em projetos de pesquisa entre música e movimento vem desde 2003 e já rendeu vários trabalhos, muitos deles premiados, que incluem peças como Tao SertãoTempo LíquidoA Tempo3 Mulheres e um Café e Código:Fonte. O convite à Aderbal Freire Filho – de quem Tato tem sido parceiro em mais de 20 montagens teatrais nas últimas duas décadas  – trouxe ao duo o refinamento e a profundidade de sua visão da cena além de sua ousadia, ao aceitar o desafio de trabalhar com um “texto” composto de som e movimento

Em seus 18 anos de carreira como bailarina e professora de balé clássico, dança moderna e contemporânea, Maria Alice é reconhecida como intérprete de referencia na dança brasileira, desde sua participação na criação da companhia Staccato no início dos anos 90, às parcerias com coreógrafos como Maurício de Oliveira e João Saldanha.

Ex-aluno de H. J Koellreutter, Tato Taborda é compositor, pianista, professor e pesquisador musical elogiado por suas experimentações sonoras, como o multi-instrumento Geralda, orquestra eletro-acústica criada por ele com mais de 70 fontes sonoras diferentes, acionadas por mãos, cotovelos, joelhos, cabeça e pés do compositor-homem-banda.

SERVIÇO
Caprichosa Voz que Vem do Pensamento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro/Metrô Estação Carioca
Datas: de 13 a 16 de junho de 2013 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19hs
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia-entrada
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10hs às 20hs
Classificação: Livre
Lotação: 176 lugares (4 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *