Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo teatral “O Catador de Lixo”

No sábado, dia 1º de junho, às 15h, o Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo teatral “O Catador de Lixo”, com a Cia. Lúdica.

Sesc São José dos Campos apresenta o espetáculo teatral “O Catador de Lixo”

Enquanto trabalha nas suas funções diárias, limpando os locais e organizando tudo que encontra, Pasqualino passa por diversas situações complicadas e inusitadas, sem ter noção de quem provoca tudo aquilo. Ele não sabe que está enfrentando um inimigo quase invisível…

O “Catador de Lixo” expõe a representação de um ser humano que luta pela harmonia da vida e pela liberdade por meio de um trabalho aparentemente simples, onde o personagem central revela a imensa complexidade que o mundo desafia às criaturas. Os pequenos detalhes de todas as vidas, às vezes imperceptíveis quando não se permite parar, olhar e pensar. O Catador de Lixo propicia ao público esse encontro não só para imaginar e contemplar, mas também para refletir o seu universo e as vidas que o compõem.

Nesse espetáculo, a Cia. Lúdica optou por suprimir a fala e privilegiou a cena, o espetáculo, a narrativa visual e onomatopéias.  Toda a atuação está sustentada na linguagem do clown (palhaço), na mímica, na ação e no ritmo dos desenhos animados.

A trama se desenrola em uma cena enriquecida com diversos adereços simbólicos, como uma flor cênica, uma tartaruga de pelúcia, uma gaiola vazia, vasilhas transparentes cheias de água. Todos esses elementos adquirem uma importância fundamental dentro da ação em determinados momentos. Adquirem vida e sentido conforme as circunstâncias em que o herói se encontra. São os seus companheiros de “provação” e desafios.

Cia. Lúdica

A Cia. Lúdica, desde seu início, em 1993, foca em sua pesquisa o desenvolvimento do teatro tanto para o espectador adulto como para o teatro direcionado a crianças e jovens.

Os seus espetáculos propõem ao público, experiências que buscam proporcionar outras percepções sobre o teatro e a arte em seu todo, abordando o espectador para uma reflexão e senso crítico acerca de sua própria condição humana diante do mundo e da sociedade.

Os trabalhos teatrais apresentados pelo grupo são marcados pela interculturalidade. Originam-se de pesquisas sobre autores nacionais e internacionais clássicos e contemporâneos, além de uma dramaturgia própria desenvolvida pelos componentes do grupo, cujo eixo, baseia-se nas influências artísticas teóricas e práticas, além da vivência, do cotidiano, da história e da origem de cada um, porém unificadas através de um pensamento único que gera o corpo do grupo.

SERVIÇO
O Catador de Lixo
Com Cia. Lúdica
Data: 01/06, sábado, às  15h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Solário
Grátis
Recomendação etária livre.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *