Teatro Maria Clara Machado – Planetário recebe o espetáculo O Lugar do Passado, com Wilmar Amaral

Dois grandes escritores brasileiros, duas belas histórias de amor reunidas num espetáculo solo. O Lugar do Passado, com Wilmar Amaral e direção de Daniel Archangelo, estreia dia 10 de junho no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea. O texto reúne dois contos brasileiros: Noite de Almirante, de Machado de Assis, e Viagem aos Seios de Duília, de Aníbal Machado – obras primas da nossa literatura.

As duas histórias, selecionadas e adaptadas pelo ator, têm em comum o Brasil de outras épocas, um Rio de Janeiro que o tempo e progresso fizeram desaparecer.  Em Noite de Almirante temos no final do século XIX o marujo Deolindo, voltando de longa viagem de instrução, correndo em busca da amada Genoveva por locais da cidade que desapareceram no tempo. É a ilusão, a crença de que uma jura de amor garante amor para sempre. Em Viagem aos Seios de Duília, o funcionário público José Maria, nos anos 40 do século XX, ao se aposentar, não encontra outra atividade senão se debruçar na janela de sua casa em Santa Tereza, olhando para a Baía de Guanabara e relembrando um amor de juventude. É a ilusão de que se pode ir em busca do passado.

Duas histórias de amor que não se completam, dois apaixonados em busca das amadas, tentando vencer o tempo; procurando um lugar do passado que não mais existe. Histórias simples, de onde os autores extraem temas profundamente humanos e tocantes.

Este é o segundo espetáculo solo de Wilmar Amaral. O projeto nasceu do desejo de Wilmar em continuar a realizar um trabalho que agregasse crescimento profissional e prazer.  O primeiro foi Dirigir-se aos Homens, reunindo três contos de autores russos – Maxsim Gorki (O Avô e o Netinho), Fiódor Sologub (O Arco) e Anton Tchekhov (Angústia) – que teve duas temporadas no no Solar de Botafogo e na Casa de Cultura Laura Alvim (ambos no RJ), além de temporada em São Paulo, no Ágora Teatro.

“Em 1961 assisti a um filme em episódios: Esse Rio que eu Amo”, conta Wilmar. “Um dos episódios me encantou: Noite de Almirante, com Tônia Carrero e Agildo Ribeiro, adaptado deste conto de Machado de Assis, dirigido por um argentino radicado no Rio de Janeiro, Carlos Hugo Christensen.  Em 1964 vi e me impressionei com outro filme do mesmo diretor: Viagem aos Seios de Duília, com Rodolfo Mayer, baseado no conto homônimo de Aníbal Machado. Após Dirigir-se aos Homens, meu espetáculo solo com três contos russos, decidi que queria trabalhar com textos brasileiros. A busca por estes novos textos acabou me levando aos encontros e encantos de 1961 e 1964. Estas obras primas literárias que serviram de inspiração aos filmes, agora fazem parte do meu espetáculo”.

SERVIÇO
O Lugar do Passado – com Wilmar Amaral
Local: Teatro Maria Clara Machado – Planetário
Endereço: Av. Padre Leonel França, 240 – Gávea/RJ
Gênero: drama
Direção: Daniel Archangelo
Estreia: dia 10 de junho, segunda
Temporada: de segunda a quarta, até 26 de junho (quarta) – excepcionalmente na primeira semana teremos espetáculo na quinta, dia 13/06
Horário: 21hs
Capacidade: 120 lugares
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia) http://www.compreingressos.com/
Duração: 60 minutos
Classificação: livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *