Espaço Expositivo da Galeria Olido recebe a exposição Persona

O termo persona em latim significa máscara e segundo Carl Jung, considerado o pai da psicologia analítica, constitui um dos arquétipos da personalidade humana, ou seja, a forma com a qual nos apresentamos e nos relacionamos com os outros, com nós mesmos e com o mundo em geral.

Inspirando-se nessa teoria do psiquiatra e psicanalista suíço (1875-1961), oito alunos do 7º semestre do Curso de Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac montaram a exposição Persona, que poderá ser visitada de 25 de maio a 30 de junho no Espaço Expositivo da Galeria Olido (3ª a sábado das 13 às 20h; domingo, das 13 às 19h).

“Nosso objetivo”, diz Nathália Rodovalho, fotógrafa e uma das curadoras do evento, “foi tentar transformar em imagens nossa individualidade e como cada um de nós, integrantes deste trabalho, se vê, acha que é visto e se insere em seu contexto social. Nesse sentido, dividimos o projeto em três núcleos básicos: eunós e outros e abordamos esses temas através auto-retratos, retratos e fotografias de manifestações populares”.

O tema eu ficou a cargo das fotógrafas Carolina Cassiano, Gabriela Tomasini, Paula Viecelli e a própria Nathália Rodovalho, que, em auto-retratos trabalhados deixam aflorar seus questionamentos e anseios pessoais. Abordando o tema nós, Camila Cicolo retrata casais em sua intimidade, enquanto Alisson Ricardo fotografa o amor de maneira pouco convencional. O último tema, outros, traz Ádima Macena e Frederico Duarte documentando festas pagãs e religiosas da cultura brasileira.

Atuaram como orientadores do projeto dois professores do curso do Senac: João Kulcsár e Patrícia Yamamoto. O primeiro, além de coordenador do bacharelado, é curador internacional de fotografia, com mostras realizadas não apenas no Brasil, mas também nos EUA, Itália, Suíça, Cuba, Inglaterra e Portugal. Patrícia é graduada em fotografia pelo Senac e em educação artística pela Universidade Estadual de Campinas.

SERVIÇO
Persona
Temporada: De 25/05 a 30/06. Terça-feira a sábado das 13hs às 20hs e domingo das 13hs às 19hs
Galeria Olido
Endereço: 
Av. São João, 473, Centro
Tel. 3331-8399 e 3397-0171
Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *