Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, em Bauru recebe o espetáculo Nuvens Insetos, com a Cia. Fragmento

A escritora e ensaísta britânica Virginia Woolf se despediu da vida por meio de uma carta. A pintora mexicana Frida Kahlo reuniu cartas escritas aos seus amores em um livro. O filme brasileiro Central do Brasilrecebeu prêmios contando a história de uma mulher que escrevia cartas para analfabetos. Apesar da globalização e da internet, o mundo das cartas ainda é rico. E foi inspirada neste universo que a Cia. Fragmento de Dança criou, com direção de Vanessa Macedo, o espetáculo “NUVENS INSETOS” com a apresentação marcada para o dia 19 de maio, no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, em Bauru, SP.

A circulação do espetáculo por várias cidades do estado de São Paulo é realizada pelo Programa de Ação Cultural 2012, projeto da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Esse apoio possibilitou à Cia Fragmento de Dança realizar, em cada um dos locais de apresentação, uma “mini residência artística”, oficinas, ensaio aberto, mostra de vídeo e atividade-diálogo.

Sobre o “Nuvens Insetos”

Durante temporada de outro espetáculo no Centro Cultural São Paulo em 2011, os artistas do grupo promoveram uma ação junto ao público passante: abordaram os transeuntes e propuseram que escrevessem uma carta. O tema: “O que você escreveria se fosse sua última carta?”. A companhia coletou mais de 100 cartas.

Um homem relatou que gostava de procurar formas em nuvens: ‘Gosto quando enxergo formas de insetos gigantes’”, explica Vanessa sobre a escolha do nome Nuvens Insetos para o espetáculo da companhia.

“Ficamos em dúvida se as pessoas disponibilizariam as cartas para o processo criativo do espetáculo. Quando as cartas foram abertas, percebemos todo um conteúdo de confissões, relações de intimidade, despedidas, solidão e ausência”, lembra a coreógrafa. E essa atmosfera foi transferida para a coreografia do espetáculo. A relação entre os intérpretes do espetáculo é de um contato solitário; a relação com o espaço é uma necessidade contínua de retorno ao ponto de partida.

As coreografias propõem formas diferentes do corpo de se comunicar com o outro para chegar (encontrar-se) em si mesmo. Para os artistas, a experiência foi muito rica, já que eles tiveram a oportunidade de conhecer outras pessoas, conversar sobre suas histórias, suas despedidas. Para os escribas, uma chance ficcional de dizer adeus. Mas as cartas não poderiam ser despedidas da ‘vida para a morte’, mas para outra pessoa, um sentimento, um objetivo.

“Nuvens insetos” relaciona o conteúdo registrado nessa forma de correspondência com outras possibilidades de comunicação do corpo, enfatizando a expressividade das mãos, ou as mãos como formato de comunicação e expressão corporal. A pesquisa, sempre em busca de uma nova forma de comunicação buscou no estudo da linguagem das libras uma metáfora para o corpo.

Sobre as atividades paralelas

OFICINAS – As oficinas são ministradas pelo elenco da Cia que compartilhará sua preparação corporal, em técnica de dança contemporânea, seus exercícios investigativos, seus laboratórios para construção da cena e algumas discussões que envolveram o processo criativo.

MOSTRA DE VÍDEOS – Serão passados trechos de trabalhos variados de companhias nacionais, ressaltando a diversidade das linguagens existente na dança contemporânea.

ENSAIO ABERTO – A Cia abre espaço para interessados acompanharem todo o processo que antecede o espetáculo: montagem, marcação de luz e palco e correções de movimento. Um ensaio aberto ao público para que possa acompanhar o processo anterior à cena, dando-lhe acesso aos momentos anteriores do espetáculo.

ATIVIDADE-DIÁLOGO – Proposta de reflexão e discussão sobre questões da arte e da dança na contemporaneidade.

SERVIÇO
“Nuvens Insetos”, da Cia Fragmento de Dança
Data: 19 de maio de 2013, às 18 horas
Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves
Endereço: Avenida Nações Unidas, 8-9 Bauru/SP
Telefone: (14) 3235-1072 / 3235-1088
Capacidade: 450 lugares
Acesso para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida
Os ingressos para o espetáculos serão distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria do Teatro.

Atividades paralelas

Oficina de Dança Contemporânea
05 vagas
Data: Dia 17, 18 e 19 de maio
Local: Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva
Horário: sexta das 15h às 18h, sábado e domingo das 9h às 12h
Público-alvo: profissionais e estudantes de artes cênicas
Faixa etária: acima de 14 anos

Ensaio aberto + montagem do espetáculo NUVENS INSETOS
Data: 19 de maio – Horário: 13h às 16h Apresentação: às 18h
Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves * Atividade aberta para público acima de 14 anos

Mostra de Vídeos + atividade diálogo
Data: Dia 18 de maio – Horário: 14h às 17h
Local: Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva *Atividade aberta para público acima de 14 anos

Endereços onde se realizam as atividades paralelas

CENTRO CULTURAL CARLOS FERNANDES DE PAIVA
Endereço: Avenida Nações Unidas, 8-9 Bauru/SP
Telefone: (14) 3235-1072 / 3235-1088

TEATRO MUNICIPAL CELINA LOURDES ALVES NEVES
Endereço: Avenida Nações Unidas, 8-9 Bauru/SP
Capacidade: 450 lugares
Telefone: (14) 3235-1072 / 3235-1088

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *