CAIXA Cultural São Paulo inaugura a exposição “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 maio, 2013 10:30

CAIXA Cultural São Paulo inaugura a exposição “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira

CAIXA Cultural São Paulo inaugura, no próximo sábado (18)às 11h, a exposição “Blackberry – palavra e imagem”, de Walter Silveira. Nela, o curador Daniel Rangel apresenta os 35 anos de carreira do artista, reunindo cerca de 30 trabalhos de diferentes períodos e formatos. A exposição, que vai até 14 de julho, tem entrada gratuita e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A mostra percorre a produção de Walter Silveira calcada na pluralidade de suportes aos quais ele lançou mão para inscrever sua obra, seja no campo das ideias, seja naquele da arte. São apresentadas suas experimentações formais, em séries de serigrafias, pinturas, adesivagens, objetos e instalações; além de uma seleção de 12 vídeos, incluindo leituras sobre a obra de Wesley Duke Lee e Paulo Leminski, colaborações com os artistas Tadeu Jungle, Betty Leirner e o fotógrafo Fernando Laszlo, e do histórico “VT Preparado (AC/JC)”, em parceria com Pedro Vieira. O material é fruto da recuperação de diversos vídeos, que estavam apenas em VHS, U-matic, Super-8 e outros suportes antigos.

No dia da abertura, os convidados Solange Farkas e João Bandeira, juntamente com o curador e o próprio Walter, conversam com o público sobre a obra do artista, contextualizando sua produção. Walter fará ainda, uma performance “verbicovisual” ao vivo, na companhia de Cid Campos, no dia 29 de junho, às 16h.

Sobre Walter Silveira

Videoartista, artista gráfico, poeta visual e profissional de televisão. Graduado em rádio e televisão pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), dirigiu programações da TV Gazeta e TV Cultura, em São Paulo. Nos anos 1980, fundou a TVDO, uma produtora de vídeo independente, que se tornou marco na história da produção nacional. Ele também fundou a primeira escola de vídeo do Brasil, a The Academia Brasileira de Vídeo.

Walter trabalhou ao lado de figuras como Haroldo e Augusto de Campos, Arnaldo Antunes e Tadeu Jungle. Participou da produção de “A Trama do Gosto” (Bienal de São Paulo, 1986), do projeto “Arte/Cidade” (São Paulo, 1994) e apresentou trabalhos na Bienal de São Paulo, nos anos de 1987, 1994 e 1998. Em parceria com o fotógrafo Fernando Laszlo, expôs “Dados”, na Galeria Millan, 1998. É também autor do livro “Mein Kalli Graphics”, de poemas manuscritos. Sua última exposição foi “LUZESCRITA”, em parceria com Arnaldo Antunes e Fernando Lazlo, realizada em Salvador (2010) e Curitiba (2011).

SERVIÇO
Exposição “Blackberry – palavra e imagem – Walter Silveira”
Abertura: 18 de maio de 2013, às 11h
Data: de 18 de maio a 14 de julho de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 20h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111
Entrada: franca
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas e instituições: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Performance Verbicovisual
Data: 29 de junho de 2013 (sábado)
Hora: 16h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 maio, 2013 10:30


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel