Academia Latina da Gravação anuncia Miguel Bosé como Personalidade do Ano

Depois da homenagem a Caetano Veloso na edição de 2012, o cantor, compositor e ator espanhol Miguel Bosé, vencedor do Latin GRAMMY®, foi escolhido como Personalidade do Ano de 2013 da Academia Latina da Gravação, em anúncio feito hoje pela Academia. Escolhido por sua excelência artística e por ações filantrópicas desenvolvidas em longo de sua carreira, Bosé receberá a homenagem em uma cerimônia de gala repleta de estrelas no dia 20 de novembro, quarta-feira, no Mandalay Bay Convention Center em Las Vegas. A comemoração reunirá canções do repertório de Bosé, executadas por um time de artistas e amigos do espanhol. Parte da renda da cerimônia de gala será revertida para os programas educativos e de divulgação da Academia Latina da Gravação.

O evento acontece antes da 14a Entrega Anual do Latin GRAMMY, cerimônia que também será realizada no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, com transmissão pela Univision no dia 21 de novembro.

“A Academia Latina da Gravação busca homenagear artistas que tenham contribuído de forma extraordinária para a música e para a cultura. É um grande orgulho para nós homenagear esse ano um artista de imenso talento, cuja arte e generosidade têm um impacto tão grande”, disse Gabriel Abaroa Jr., presidente e CEO da Academia Latina da Gravação.

Com uma carreira que cobre mais três décadas, Miguel Bosé gravou mais de 20 álbuns, participou de mais de 35 filmes e teve vários de seus singles nos primeiros lugares das paradas musicais, como é o caso de “Anna”, “Salamandra”, “Como Un Lobo”, “Morenamía,” e “Si Tu No Vuelves”, que contribuíram para que ele se tornasse um astro pop. Seus álbuns receberam discos de platina e vários outros prêmios, inclusive o Latin GRAMMY por Sereno, de 2001. Ao longo da sua extraordinária carreira, Bosé trabalhou com artistas das mais variadas vertentes, como Gloria Gaynor, Juan Luis Guerra, Juanes, Michael Stipe, Ricky Martin, Laura Pausini, Alejandro Sanz, Shakira e Julieta Venegas.

Ao longo dos anos, Bosé não apenas contribuiu financeiramente, como também doou seu tempo e sua voz a vários projetos sociais e causas ambientais. Uma delas é a Fundação Paz Sem Fronteiras, criada por Bosé, que luta para que o direito à paz seja incluído na carta magna das Nações Unidas, promovendo shows beneficentes pela causa. Em 2009 uniu-se à CIE Foundation tornando-se padrinho de um dos seus programas, o Aldeias Musicais, que cria escolas para comunidades indígenas.  Aos meninos e meninas que chegam a estes centros, são garantidos  ensino secundário, de profissionalização, além do ensino do espanhol e de instrumentos musicais. Bosé também organiza um grande evento de gala em Barcelona para arrecadar fundos para uma fundação de combate à AIDS, um esforço pelo qual recebeu o prêmio Aid For Aids My Hero.  Além disso, o cantor se dedica também a proteger a vida marinha por meio de projetos como Oceana, a maior organização internacional com foco na conservação marinha, e a campanha Hugh’s Fish Fight,  que luta pela preservação das espécies marinhas.  Em 2010, Bosé recebeu o prêmio de Cidadão Honorário da Colômbia por seus esforços em defesa da paz.

Como a Personalidade do Ano de 2013 da Academia Latina de Gravação, Miguel Bosé se junta a uma lista de que inclui homenageados ilustres como Caetano Veloso, Plácido Domingo, Gloria Estefan, Julio Iglesias, Carlos Santana e Shakira, entre muitos outros.

A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais técnicos e artísticos da gravação de língua hispânica e portuguesa. A organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e de seus criadores. Além de produzir a Entrega do Latin GRAMMY para premiar a excelência nas artes e nas ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação promove programas educativos e assistenciais para a comunidade musical latina. Para mais informações sobre a Academia Latina da Gravação, por favor, visite o site www.latingrammy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *