Funarte recebe o espetáculo “Deslugares” com o Grupo Musicanoar no Projeto Conexões

Deslugares se apresenta na Funarte de 17 a 19 de maio de 2013, no Projeto Conexões.

O Grupo Musicanoar comemora duas décadas de dança contemporânea brasileira este ano e marca este momento com Helena Bastos concebendo o espetáculo“Deslugares”, que apresenta com Raul Rachou, numa parceria que estreitou laços após o trabalho “Cães” de 2001.

Os artistas buscam como estimulo à criação a relação entre dois corpos e a discussão sobre o espaço e controle, que tem como base o pensamento do filósofo francês Michel Foucault: “o corpo, em qualquer sociedade está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações”.

“Deslugares” propõe experimentar em dança contemporânea o cruzamento de diferentes linguagens artísticas. Bastões vermelhos, de diferentes tamanhos, delineiam um ambiente e estimulam a fricção entre corpos e espaços. A dupla questiona que atravessamentos são estes, às vezes interpretados como pequenas solidões, mas o corpo nunca é tratado como um objeto e sim lugares de atravessamentos.

Esta parceria sugere diferentes disparos a cada criação coreográfica. De acordo com Helena Bastos, diretora geral de “Deslugares”, foram explorados estudos de quedas, rolamentos, equilíbrios, deslizamentos, locomoções, escutas, padrões de movimentos, poesias, músicas e referências teóricas.

O espetáculo faz parte do Projeto Conexões, iniciativa de ocupação plural do Complexo Cultural Funarte/SP, que acontece na Sala Renée Gumiel, com ações combinadas que viabilizam o acesso à dança contemporânea e estimulam o diálogo, a reflexão, a qualificação artística e a formação de público. Esta ocupação tem programações semanais até dezembro de 2013.

A programação é diversificada, instigante e traz um panorama da produção em dança atual, promoverá curtas temporadas a preços populares, com artistas, coletivos e companhias nacionais e internacionais, que apresentam diversos formatos. Conexões ainda prevê a realização de oficinas gratuitas, ações na região do complexo cultural e encontros mensais de discussão das propostas dos convidados.

SERVIÇO
Espetáculo “Deslugares”
Data: de 17/05 a 19/05
Horário: Sexta-Feira (17/05) às 20h, Sábado (18/05) e Domingo (19/05) às 19h
Preço: R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia). Bilheteria aberta uma hora antes do espetáculo
Duração: 60 minutos
Faixa etária: a partir de 10 anos
Lotação: 60 pessoas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *