Sesc Piracicaba recebe o espetáculo Salve Terra com a Companhia Giralua de Artes

O espetáculo Salve Terra, da Companhia Giralua de Artes, utiliza diferentes linguagens cênicas para contar uma narrativa de fundo ambiental, no próximo domingo, 19/5, às 11h no Sesc Piracicaba.

Um dia, não anoiteceu no Brasil, nem amanheceu no Japão, uma grande confusão se espalhou pelo mundo todo… Fuso Confuso, o Senhor dos Tempos, levado por seu pássaro mágico, voa até o espaço para decifrar o enigma e descobre: a Terra parou de girar, muito lixo tampou a sua boca e ela não pode mais respirar e adoeceu… Fuso Confuso recebe a missão de encontrar a boca da Terra e salvar o planeta.

Salve Terra é um trabalho autoral da Cia Giralua de Artes, que busca a sensibilização de nossos atos diários; um apelo para que sejamos todos ativos em defesa do meio ambiente. Por meio de uma história fictícia, na qual, de repente, o tempo para, o grupo buscar chamar a atenção para nossas ações diárias.

O enredo começa com a criação do mundo, adaptado do belo poema de Ruth Salles, em seguida leva os espectadores por uma viagem no tempo, em linguagem poética. A criação, a habitação da Terra, o trabalho, as casas, as cidades… uma casinha do lado da outra, todos no mesmo planeta!

O herói que salva a Terra é Fuso Confuso, o próprio controlador das horas que quando o tempo para, se dispõe a subir até a Lua para buscar a resposta. Fuso Confuso é um boneco grande montado num pássaro manipulado pelo narrador.

No encontro com a Lua o Sr. Fuso descobre que a Terra parou porque está sufocada e não pode mais girar. Recebe a missão de chamar todos os habitantes do planeta encontrar a boca da terra e limpá-la. O planeta é personificado por uma grande máscara com uma capa cheia de embalagens e a cena é tocante. A história tem o final que todos esperamos para o nosso planeta Terra, a nossa casa.

Salve Terra fruto do trabalho de pesquisa e vivência da companhia, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental em Santa Bárbara d´Oeste. Nestes oito anos o espetáculo foi apresentado centenas de vezes em variados espaços desde um palco italiano, passando por escolas e praças, até locais ermos como a roça de Minas Gerais aonde o teatro nunca chegou.

O espetáculo foi instrumento de educação ambiental em diversos eventos; circulação em escolas de Bauru pela Lei Municipal de estímulo a Cultura em 2005; montado nas unidades do Sesc Birigui, Campinas, Bauru e Itaquera em eventos do Dia do Meio Ambiente em 2006, 2007, 2008 e 2010. Constam na trajetória da Cia. quase duas centenas de apresentações desta peça.

Após o espetáculo, às 14h, o grupo propõe um momento de reflexão sobre a tríade “autor, obra e público” por meio de experimentações na utilização de elementos cênicos como suportes de interesse na leitura de textos para a juventude. A oficina é direcionada a contadores de histórias e interessados.

SERVIÇO
Salve Terra
Data: dia 19 de maio, domingo
Horário: às 11h
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Comedoria
Livre para todos os públicos
Grátis
Tel:
(19) 3437-9292

Oficina
Horário:
às 14h
Local: Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Inscrições na Central de Atendimento
Grátis
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *