Projeto “Era uma vez… Cláudio de Souza” será realizado na Casa de Cláudio de Souza

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 maio, 2013 13:06

Projeto “Era uma vez… Cláudio de Souza” será realizado na Casa de Cláudio de Souza

Crianças de escolas públicas e particulares de Petrópolis terão a oportunidade de conhecer melhor a vida e a obra de Cláudio de Souza, um dos escritores brasileiros mais importantes da primeira metade do século XX. O projeto “Era uma vez… Cláudio de Souza” será realizado na casa que leva o nome do escritor no dia 17 de maio, às 14h30, com entrada gratuita.

Claudio de Souza - Acervo Museu Imperial-Ibram-MinC

A Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial/Ibram por doação de seu titular, abriga uma exposição permanente sobre a vida do escritor e teatrólogo em Petrópolis e sua biblioteca particular. Realiza, ainda, atividades educativas e culturais de modo a difundir quem foi Cláudio de Souza.

O projeto “Era uma vez… Cláudio de Souza” segue essa diretriz, tendo como objetivo contar de forma lúdica a história de Cláudio de Souza, para reavivar e resgatar a sua memória e importância. Com encenação de bonecos, dois atores músicos e um contador de história vão apresentar uma retrospectiva da vida do escritor, a partir da doação da casa de Petrópolis ao Museu Imperial e voltando ao tempo até o seu nascimento, em 20 de outubro de 1876. A história será contada por um boneco representando o próprio Cláudio de Souza criança.

A atividade fará ainda um contraponto com o documentário “Cláudio de Souza que eu conheci”, produzido pela equipe do Museu Imperial e composto de depoimentos de Clarisse Fonseca, que conviveu com Cláudio de Souza na infância. No filme, ela conta a importância que ele teve em sua vida e, em especial, em sua educação.

Após a realização da atividade, será inaugurada a exposição de fotografias “Conhecendo Cláudio de Souza”, continuação do projeto de mesmo nome. Ela apresentará, por meio de imagens, um pouco da trajetória desse importante intelectual. A mostra ficará na Casa por tempo indeterminado, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.

Os eventos fazem parte da 11ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio em todo o país. Além das atividades na Casa de Cláudio de Souza, o Museu Imperial também oferecerá debates, exposição, curso, espetáculos e outros. Para conhecer a programação completa, acesse www.museuimperial.gov.br.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações e inscrições gratuitas para escolas, entre em contato pelos telefones (24) 2245-3418 ou (24) 2245-2136.

SERVIÇO
Projeto “Era uma vez… Cláudio de Souza” e inauguração da exposição “Conhecendo Cláudio de Souza”
Data: 17 de maio, a partir das 14h30
Local: Casa de Cláudio de Souza
Informações e inscrições gratuitas: (24) 2245-3418 ou (24) 2245-2136

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / (24) 2245-2136 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 8 maio, 2013 13:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel