Shopping VillageMall na Barra da Tijuca recebe em Maio a inauguração da mais moderna casa de espetáculos o Teatro Bradesco

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 4 maio, 2013 10:03

Shopping VillageMall na Barra da Tijuca recebe em Maio a inauguração da mais moderna casa de espetáculos o Teatro Bradesco

A vida cultural do Rio de Janeiro ganhará, a partir do próximo mês de maio, um novíssimo e moderno espaço cultural, planejado para receber em seu palco os mais diversos tipos de espetáculos: o Teatro Bradesco. Com capacidade para 1060 pessoas, o teatro é a principal âncora do imponente Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca.

Teatro Bradesco Rio

Durante os dois meses iniciais, o novo teatro, localizado no piso L3 do shopping, funcionará em regime de soft opening. Será aberto ao público a partir do dia 10 de maio, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, que criou uma série especial de concertos para o local, com quatro apresentações este ano. A programação variada que já tem confirmados shows de Zeca Baleiro e Julieta Venegas,quatro apresentações de “O Lago dos Cisnes”, com a Cia Brasileira de Ballet e apresentações dos espetáculos “La Veritá” e “Os Ilusionistas”, do Slava’s SnowShow, do MozART Group e do Disney Live!.

A nova sala de espetáculos carioca será administrada por duas produtoras com enorme tradição no meio cultural brasileiro: a Opus Promoções e a Dell’Arte Soluções Culturais.

Opus Promoções, produtora consagrada por sua programação diversa e de qualidade, que já acumula cerca de dois mil espetáculos e mais de 6 milhões de espectadores nos seus 37 anos de experiência. O Teatro Bradesco no Rio de Janeiro será o sexto espaço cultural administrado pela Opus, que também gerencia o Teatro Bradesco de São Paulo, o Teatro do Bourbon Country e o Oi Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), o Teatro Feevale (Novo Hamburgo/RS) e o Teatro Riachuelo (Natal/RN).

– “É com grande alegria, e certeza de sucesso, que inauguramos o Teatro Bradesco no Rio de Janeiro. Uma cidade que respira cultura recebe mais um importante palco de padrões internacionais, capaz de receber espetáculos dos mais diversos formatos.  Além de estar localizado no sofisticado e confortável VillageMall, empreendimento assinado pela Multiplan”, afirma Carlos Konrath, diretor da Opus Promoções.

Dell’Arte Soluções Culturais, uma das maiores produtoras de eventos da América Latina, que já contabiliza em 30 anos de atividades mais de 1.500 espetáculos realizados e um público superior a 3,5 milhões de espectadores, que prestigiaram apresentações de artistas de primeira grandeza como Luciano Pavarotti, Jessye Norman, Lang Lang, Yo-Yo Ma, Astor Piazzolla, Keith Jarrett, Filarmônica de Nova York, Kirov Ballet, Ballet Bolshoi, New York City Ballet e Ballet Antonio Gades, entre muitos outros, apenas para citar algumas estrelas que compõem o robusto portfólio da empresa.

Como resultado desta parceria inédita, a agenda cultural da casa será intensa, com atrações diversificadas que incluirão musicais, espetáculos infantis, peças teatrais, música clássica e contemporânea, balés e óperas, Jazz e MPB.

– “O que o público pode esperar é uma programação tão dinâmica quanto surpreendente, tendo a qualidade como denominador comum – algo que só a ‘expertise’, a experiência e o portfólio de empresas como a Dell’Arte e a Opus podem proporcionar. Estamos trabalhando para que o Teatro Bradesco seja uma referência cultural na vida do Rio, um marco na história das artes da nossa cidade” – afirma Steffen Dauelsberg, Diretor Executivo da Dell’ Arte.

O projeto do Teatro Bradesco – Rio de Janeiro

Implantado pela Solé Associados, o Teatro Bradesco conta com os mais modernos mecanismos cênicos de excelência e alto padrão internacional e foi projetado para se tornar referência nacional. O espaço permite receber desde peças teatrais e apresentações de dança até musicais e grandes shows internacionais. A sala de espetáculos comporta até 1060 espectadores em seus cinco setores: plateia baixa, plateia alta, camarotes, balcão nobre e frisas.

Na sala foram utilizados materiais inéditos e de alto padrão para revestimento de paredes e forro, com o objetivo de que o teatro tenha uma acústica impecável e uma qualidade sonora excepcional.

A caixa cênica possui um palco italiano com 328m², todo em madeira louro freijó e especialmente desenvolvido para números de balé e dança, onde um sistema de amortecimento com neoprene alivia o impacto dos pés dos bailarinos com o solo. O espaço ainda conta com sistema de quarteladas, boca de cena de 16m de largura por 8,5m de altura máxima; urdimento de aproximadamente 14,50m de altura, composto por 56 varas (08 mecanizadas e 48 contrapesadas), piso técnico e fosso de orquestra.

A área do palco é acessada por um elevador especial de grandes proporções, que possibilita o acesso de um carro em cena.  Dispõe de dois níveis de passarelas técnicas no palco e outras duas passarelas técnicas para iluminação frontal na plateia. O fosso é equipado por um elevador mecânico que eleva o assoalho em três níveis através de um mecanismo inovador, que utiliza correntes que se enrijecem. Este elevador pode ser utilizado para extensão do palco e plateia ou acomodar orquestra.

O sistema de iluminação cênica foi desenvolvido pela ETC – Eletronic Theatre Controls, a maior fornecedora deste tipo de tecnologia no mundo. São 480 refletores, incluindo um conjunto de refletores em sistema de LED que garante a iluminação do palco em diversas cores, e uma mesa de luz com mais de 250 canais. Tudo controlado de uma House Mix com plena visibilidade e acústica para os operadores. A cabine de projeção, para projetor de cinema digital, capacita o Teatro Bradesco para a exibição de filmes, como por exemplo, a realização de uma avant première para 1.060 pessoas em uma mesma sala.

O sistema de ar condicionado possui atenuadores de ruído e foi dimensionado para operar em baixas velocidades e de forma extremamente silenciosa visando o conforto dos usuários e a excelência acústica do espaço. É um sistema independente, possibilitando a climatização ideal para cada ambiente.

A distribuição do público do Teatro Bradesco permite que seus espectadores tenham comodidade e visão ampla em todos ponto da casa. Os lugares estão divididos em plateia, frisas, camarotes e balcão nobre.  Há áreas especialmente preparadas dentro das normas internacionais de acessibilidade para receber pessoas em cadeiras de rodas, mobilidade reduzida e seus acompanhantes. Além disso, poltronas foram desenvolvidas para o maior conforto de pessoas com obesidade. O Teatro contempla dois espaços exclusivos de camarotes com antesala que permitem serviço durante as apresentações.

Pensando na comodidade dos artistas, o teatro se estruturou para atendê-los em seis camarins, sendo um VIP, além de contar com um lounge exclusivo para convidados especiais e patrocinadores.

Teatro Bradesco possui instalações preventivas completas de prevenção e combate a incêndio, com sistemas de sprinklers, hidrantes, extintores, detecção, alarme, iluminação e sinalização de emergência. Entre os itens de segurança está uma cortina com dispositivo corta-fogo, importada dos Estados Unidos.

Teatro Bradesco foi concebido para se destacar em uma cidade cercada por boas ofertas artísticas e por um público interessado em cultura, oferecendo o melhor em qualidade técnica e programação. A sala de espetáculos é composta por elementos diferenciados em toda a sua infraestrutura, desde os revestimentos acústicos internos, importados da Espanha, às cadeiras, importadas dos Estados Unidos. Todos os materiais utilizados em sua construção foram submetidos a um rígido processo de seleção, para que atendessem aos critérios estéticos e acústicos que o local exige, a fim de oferecer à cidade um espaço que se alinhará com as melhores e mais modernas casas de espetáculos do mundo.

O projeto do espaço leva a assinatura da Solé Associados, a mais antiga e tradicional empresa deste segmento, que possui mais de 70 teatros em seu portfólio e 35 anos de atuação no mercado, já tendo participado dos principais projetos de teatros no Brasil.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 4 maio, 2013 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel