Piracicaba recebe a 6ª Edição da itinerância com aulas e concertos gratuitos

Durante os dias 13, 14 e 15 de maio, músicos e profissionais da OSESP percorrerão diferentes regiões do Estado de São Paulo com o projeto que promove gratuitamente concertos, aulas de história da música e oficinas de instrumentos.

A formação de novos públicos é uma das principais metas da direção da Fundação Osesp – organização social responsável pela administração da Sala São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Ampliar as fronteiras de atuação da Osesp, fomentar a discussão acerca da música clássica e complementar esse projeto de formação de público, iniciado anos antes, foram algumas das principais razões que levaram a orquestra a botar o pé na estrada e percorrer todo o interior do Estado.

Em alinhamento com essa proposta a Fundação e o Sesc, regional São Paulo, realizam desde 2008, o programa Osesp Itinerante. A ação já visitou 50 cidades, tendo atingido um público estimado em cerca de 228 mil pessoas.

Para esta sexta edição, além de Piracicaba, a orquestra revisita outras cidades do Estado como Araraquara e Sorocaba. Enquanto isso, outro grupo de municípios recebe o evento pela primeira vez exemplo de Americana, Itu, Indaiatuba, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal.

Desde a edição de 2012, está em funcionamento o blog do Osesp Itinerante para que o público possa acompanhar as atividades e saber o que anda acontecendo em cada cidade visitada. Qualquer pessoa pode acompanhar o dia-a-dia dos músicos e da equipe. Para isso, basta acessar o link osespitinerante.wordpress.com

O projeto de itinerância conta com o correalização do Sesc, regional São Paulo, realização do Governo do Estado de São Paulo e o apoio do Projeto Guri. Em Piracicaba, as apresentações ocorrem no Teatro Municipal Erotides de Campos e na Catedral de Santo Antônio.

Atividades Gratuitas

O projeto oferece ao público uma série de atividades musicais e educacionais inteiramente gratuitas, que incluem concertos sinfônicos ao ar livre com a Osesp; oficinas de instrumentos tanto para alunos de música como para interessados em geral, ministradas pelos próprios instrumentistas da orquestra; cursos de apreciação musical com professores especializados e diversos concertos de música de câmara e coral.

A ideia é que os profissionais da Osesp fiquem instalados por cerca de três dias em cada cidade em uma espécie de imersão musical com a proposta de estender ao público do interior.

Confira a programação

13, segunda

Curso de Apreciação Musical – 9h às 12h
Oficina Cultural – 17h às 19h
Concerto Quinteto de Sopros – 20h às 21h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Lotação: 422 lugares

14, terça

Curso de Apreciação Musical – 9h às 12h
Oficina Cultural – 17h às 19h
Concerto Quinteto de Metais – 20h às 21h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Lotação: 422 lugares

Coro da OSESP – 19h às 20h
Catedral de Santo Antônio
Lotação: 520 lugares

15, quarta

Curso de Apreciação Musical – 9h às 12h
Oficina Cultural – 14h30 às 16h30
Concerto Quinteto de Cordas – 18h às 19h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Lotação: 422 lugares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *