CAIXA Cultural São Paulo inaugura a exposição inédita “Abobrinhas da Brasilônia”, do cartunista Glauco Vilas Boas

CAIXA Cultural São Paulo inaugura, no próximo sábado (4)às 16h, a exposição inédita “Abobrinhas da Brasilônia”, do cartunista Glauco Vilas Boas (1957-2010). O traço ligeiro e econômico, com o exato equilíbrio entre a eloquência e a singeleza, foram as principais características de sua obra. A expografia faz um recorte significativo da obra de Glauco com o tempero sócio-político e cotidiano, características da personalidade desse artista que sempre subverteu a ordem por meio do riso e do questionamento provocados pela riqueza de suas personagens.

A ideia da exposição, além da homenagem ao talento desse grande cartunista, é fazer uma viagem pelos últimos 30 anos de história política no Brasil, na qual se sobrepuseram movimentos políticos e governantes que ofereceram farto material e argumentos ao olhar sensível e aguçado de Glauco. Com desenhos originais, obtidos do acervo particular da família, o público poderá conhecer parte da produção que encantou leitores de jornais, durante quase 30 anos, com tiras ácidas, piadas rápidas, traço limpo e que muito contribuiu para a modernização do projeto gráfico nas publicações brasileiras, assim como para a produção de cartuns.

A expografia foi elaborada pensando em atingir um público diverso, entre adultos, jovens e crianças. Desenhos originais, fotografias, cartuns, charges, animação e linha do tempo do artista, estarão à disposição de olhares interessados no universo mágico, que permeou a história em quadrinhos. A exposição está organizada em três momentos: apresentação, charge política e homenagens ao artista.

Na apresentação, além da linha do tempo contando um pouco da história do Glauco e da fundamentação de suas personagens, estarão expostos 30 desenhos originais do acervo da família. O segundo momento é dedicado à charge política, Abobrinhas da Brasilônia, com a exposição de 100 trabalhos de quase 30 anos de produção que cobrem os governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. Por último, o visitante terá um espaço dedicado a homenagens, com painéis criados, no dia da abertura da exposição, por artistas como Angeli, Laerte, Rodrigo Chã, Ygor Marota, Ceci Soloaga, Spetto, Jaime Prades, Silvio Galvão, Binho Ribeiro, Valter Nu, Marcio Fidelis, Alan Siber, Pelicano, Inaiá Vilas Boas, Ninguém Dorme, Adão, Montanário e Boleta.

Bate-papo com a dupla Angeli e Laerte

No dia da abertura da exposição, às 19h, acontecerá também uma animada conversa com Angeli e Laerte, grandes companheiros de Glauco. A ideia é que eles mostrem a visão de quem conviveu, pessoal e profissionalmente, com o cartunista, falando um pouco do seu processo criativo, sua sensibilidade, do impacto de seu trabalho, tanto nos momentos políticos do país quanto a sua influência para toda uma geração.

SERVIÇO
Exposição: Abobrinhas da Brasilônia – Charges de Glauco Vilas Boas
Abertura: 4 de maio de 2013 (sábado), às 16h
Visitação: de 4 de maio a 30 de junho de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário de visitação: das 9h às 20h
Bate-papo com Angeli e Laerte: 4 de maio de 2013, às 19h (Capacidade: 60 pessoas – inscrições por ordem de chegada)
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *