Instituto Moreira Salles realiza homenagem a Francisco Iglésias com Silviano Santiago e José Murilo de Carvalho

Por ocasião dos 90 anos de nascimento do historiador e ensaísta mineiro Francisco Iglésias (1923-1999), o Instituto Moreira Salles realiza no Rio de Janeiro, no dia 3 de maio (sexta-feira), às 17h30, uma conversa entre o escritor Silviano Santiago e o historiador José Murilo de Carvalho. Os convidados falarão sobre aspectos diferentes da vida e da obra de Iglésias: seu trabalho como professor e sua relação com os amigos escritores, como Carlos Drummond de Andrade e Otto Lara Resende. A entrada é gratuita, os lugares são limitados. Senhas serão distribuídas a partir das 16h.

O Blog do IMS (www.blogdoims.com.br) também participará da homenagem publicando um texto de Elvia Bezerra, coordenadora do acervo de Literatura do IMS, sobre a amizade e a troca de correspondência entre Francisco Iglésias e Otto Lara Resende, que soma mais de trezentas cartas. Ambos nasceram em Minas Gerais e foram muito amigos. Trocaram cartas até 1992, ano da morte de Otto. Posteriormente, o Blog também disponibilizará para o público a gravação da conversa entre Silviano Santiago e José Murilo de Carvalho.

Francisco Iglésias nasceu em 28 de abril de 1923, em Pirapora (MG). Em 1945, dois anos depois de se graduar em Geografia e História pela Universidade Federal de Minas Gerais, juntou-se aos amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros para fundar a revista literária Edifício. A partir de 1943, passou a colaborar em periódicos da capital mineira como a revista Kriterion, a Revista da Faculdade de Direito ou o jornal O Diário. A partir daí, ao lado dos muitos livros que lançou, escreveu inúmeros textos, prefácios, introduções e apresentações de catálogos, somando uma produção que beira os dois mil registros, de acordo com levantamento ainda não concluído.

Ao contrário de alguns amigos mineiros, como Carlos Drummond de Andrade e Paulo Mendes Campos, Iglésias não conseguiu morar mais que um curto período fora de Belo Horizonte. Chegou a São Paulo em 2 de julho de 1946, a convite de Alfredo Mesquita, para ser gerente da Livraria Jaraguá. Durante sua estada em São Paulo, ficou muito próximo de Antonio Candido, mas nem mesmo essa amizade foi suficiente para que Iglésias ficasse na capital paulista. Em outubro de 1946, ele escreveu a Otto: “Volto para o ninho antigo. Não sei agora o que fazer. Que fazer em Minas? Não sou jogador de futebol, não sei tocar piano ou cantar em cabarés. Que fazer, Lenine? (…) Aqui me tem você, Francisco Iglésias, de 23 anos de idade, mineiro de nascimento e de caráter”.

O Acervo Francisco Iglésias chegou ao Instituto Moreira Salles em 2002. É formado de biblioteca de 145 livros e 32 periódicos catalogados no site do IMS; e de arquivo com aproximadamente: produção intelectual contendo 1.150 documentos – entre manuscritos e datiloscritos – cadernos com anotações diversas, 36 cadernos escolares, correspondência com 1.950 itens, 370 documentos pessoais (cadernetas escolares, agendas, passaportes, documentos de aposentadoria), 1.350 recortes de jornais e de revistas, 460 fotografias, dez documentos audiovisuais e três apensos.

SERVIÇO
Iglésias: 90 anos
Palestras: com Silviano Santiago e José Murilo de Carvalho
Data: 3 de maio de 2013, sexta-feira, às 17h30
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Endereço:
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Local:
Sala de aula do IMS-RJ
Entrada franca
Lugares limitados – distribuição de senhas a partir das 16h
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500
www.ims.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *