Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Túlio Mourão se apresentarão na Série Concertos no Parque

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebe, no dia 28 de abril, domingo, o pianista e compositor Túlio Mourão para mais uma edição da Série Concertos no Parque. No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, serão executadas obras de Mourão, Georges Bizet, Dorival Caymmi e Tavinho Moura, sob a regência do maestro convidado Lincoln Andrade. A apresentação começa às 10h e tem entrada gratuita.

O concerto possui um foco na produção contemporânea da música mineira, além de revelar obras consagradas no repertório erudito. A Orquestra Sinfônica executa, na primeira parte da apresentação, a suíte nº2 da famosa ópera Carmen, que reúne alguns dos melhores momentos da obra, como a Marcha dos Contrabandistas e a Canção do Toreador.

Logo em seguida, Túlio Mourão sobe ao palco para acompanhar o grupo artístico em um repertório que revela uma retrospectiva cronológica do seu trabalho. As trilhas sonoras compostas pelo músico, premiadas em diversos festivais pelo país, terão tratamento orquestral para o concerto. “É um grande prazer pra mim a possibilidade de ter esses temas orquestrados, faz parte do meu aprendizado”, revela o músico sobre a apresentação, que conta também com a execução de alguns dos temas mais vigorosos de Milton Nascimento.

Túlio e a Orquestra Sinfônica são parceiros antigos. Recentemente, o corpo artístico e o músico se encontraram para realizar um concerto em comemoração ao centenário da cidade mineira de Divinópolis, cidade natal do instrumentista. “Nós temos uma relação azeitada, uma relação de admiração mútua e de bons resultados. Tive um prazer de estar com a Orquestra em vários eventos”, comenta.

“Existe uma singularidade em tocar no Parque. O relaxamento do público predispõe a uma atitude de não resistência, de receptividade muito interessante. Cria uma sintonia toda especial entre as pessoas e a música, propiciada pelo ambiente que o Parque proporciona”, relata Túlio, sobre a série Concertos no Parque. Desde 1998, a Fundação Clóvis Salgado desenvolve o projeto, que visa aproximar o público mineiro a concertos sinfônicos. A série já recebeu, durante esses 15 anos, mais de 350 mil pessoas no Parque Municipal.

Dando continuidade ao concerto, Túlio e a Orquestra executam Maracangalha e Rubro Cielo de Dorival Caymmi. “Ele tem a síntese da brasilidade em tão alto grau que criou clássicos que mostram possibilidades de desdobramentos múltiplos”, exalta o instrumentista.

Depois de Dori, é a vez de Tavinho Moura se juntar ao grupo e interpretar a suíte Paixão e Fé, organizada especialmente por Túlio para esse concerto. “O Tavinho também escreve pra cinema, música instrumental, atua em trilhas e é um grande compositor, um dos mais prolíficos compositores que temos no Estado”, afirma Lincoln Andrade, que o considera o significado moderno do hibridismo da música brasileira pela sua capacidade de criar composições extremamente sofisticadas e ao mesmo tempo populares.

SERVIÇO
Concertos no Parque
Data: Dia 28 – domingo – às 10h
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais convida Túlio Mourão
Regente convidado – Lincoln Andrade
Entrada gratuita
Informações para o público: fcs.mg.gov.br / 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *