Museu Afro Brasil realiza seminário “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”

Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza um seminário relacionado à Exposição em curso intitulada Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão. O Seminário, que leva o mesmo nome, aborda temas relacionados ao trabalho e a presença dos povos africanos na formação do conhecimento científico e tecnológico no Brasil durante o período da escravidão.

Seminário Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão

Ao longo dos últimos anos, é possível constatar o aumento de debates e publicações que tratam das heranças culturais africanas em muitos aspectos da sociedade brasileira. Áreas como música, dança, festas populares, culinária, religiosidade e a própria língua portuguesa falada no país têm sido cada vez mais abordadas. Todas estas heranças e influências fornecem subsídios para reconstruir as contribuições africanas ao país, muitas vezes ignoradas pela historiografia oficial no passado e engessadas pelo hiato violento da escravidão.

É  esta discussão que Museu Afro Brasil traz para a esfera das artes visuais, adornos e para o campo dos trabalhos rurais e urbanos, efetivados durante o período colonial.  O objetivo do seminário é lançar luz sobre as contribuições artísticas (incluindo design) e as contribuições tecnológicas (incluindo o trabalho e a mão-de-obra escrava), debatendo questões tais como os ciclos econômicos, a história da escravidão e seus reflexos na sociedade brasileira; a produção de instrumentos de trabalho; a mineração; a metalurgia; as técnicas de construções de edificações, joias e obras artísticas na história do desenvolvimento tecnológico no período escravista.

SERVIÇO
Seminário Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão
Data: Dia 27 de abril de 2013-  9h às 16h
Museu Afro Brasil
Endereço: Parque do Ibirapuera , portão 10.
Evento gratuito com entrega de certificados.
Telefone: 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *