Guararema recebe mostra sobre índio do Xingu

O município de Guararema (SP) recebe a partir de 30 de abril (terça-feira), uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. A itinerância é feita pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura.

Em cartaz na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Evora Camargo, a mostra apresenta imagens produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil.

O público pode conhecer e viajar pelo Xingu com os painéis fotográficos e, para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada por trilha sonora representando sons da floresta.O projeto tem como finalidade promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.

Com entrada gratuita, o público poderá conferir à exposição de terça a sexta, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados 10h às 17h. A Estação Literária está localizada na Rua 19 de setembro, nº 233, Centro. Outras informações por telefone (11) 4695-3871 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da Secretaria de Estado da Cultura, foi fundado em 1966 sendo instalado apenas em 1980 em um prédio construído especialmente para abrigá-lo. O acervo reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. Desde 2008, a gestão do museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski (SP), em convênio com o Governo do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas c omo oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

SERVIÇO
Exposição “Cores do Xingu” em Guararema
Período: de 30/4 a 9/6/2013
Local: Estação Literária Professora Maria de Lourdes Evora Camargo
Endereço: Rua 19 de setembro, nº 233 – Centro – Guararema/SP
Horário: terça a sexta, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados 10h às 17h
Informações: (11) 4695-3871
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *