O Acordo | Confira a crítica do filme estrelado por The Rock

o-acordo-poster-nacional-crtica-filme-promo-19abril2013

O Acordo (Snitch)
Direção.: Ric Roman Waugh
Roteiro.: Justin Haythe e Ric Roman Waugh
Gênero.: Ação , Thriller, Drama
Distribuidora.: Paramount Pictures
Elenco.: Dwayne Johnson, Susan Sarandon, Nadine Velazquez, Jon Bernthal, JD Pardo, Harold Perrineau, Barry Pepper, Michael Kenneth Williams, Benjamin Bratt, James Allen McCune, Melina Kanakaredes, Kym Jackson, Judd Lormand, Rafi Gavron.
Sinopse.: Um adolescente é preso injustamente por um crime que não cometeu e, após ser julgado, acaba sendo condenado a 10 anos de prisão. Desesperado, seu pai John Matthews (Dwayne Johnson) está disposto a qualquer acordo para livrá-lo da cadeia. É quando recebe a proposta de uma promotora federal (Susan Sarandon) para que trabalhe como agente infiltrado em uma operação em andamento, que tem por meta capturar um poderoso chefão das drogas (Benjamin Bratt).

Avaliação.: Recanto-Adormecido-2.0-Estrelas-F.CINZA-v.01

Com um trabalho de distribuição focado em vender um filme de ação, O Acordo, acaba focando mais em um drama familiar, em torno de um pai que topa qualquer acordo, para provar que seu filho é inocente, após ter sido pego em flagrante com uma grande quantidade de drogas.

Inspirado na história verídica do norte-americano James Settembrino,  cujo drama foi exibido pelo programa “Frontline’, da rede de TV PBS, o longa, esbarra em uma ideia inicial com forte potencial – mostrar o que um pai é capaz de fazer por um filho – porém acaba sendo muito superficial e mal desenvolvido, chegando ao ponto de perder o foco em diversas passagens do filme.

No longa Dwayne Johnson encara o personagem John Matthews, um pai que é surpreendido quando recebe uma ligação que seu filho acaba de ser preso como traficante, após ser pego em flagrante, é sentenciado a 10 anos de cadeia. Para reduzir a pena do garoto, o pai concorda em atuar infiltrado em um perigoso cartel de drogas para derrubar um poderoso narcotraficante.

O roteiro escrito por Justin Haythe e Ric Roman Waugh, se desenvolve de forma rápida e alucinada, aonde John, consegue em pouco tempo ganhar a confiança do mais procurado narcotraficante. Assim se vê dentro do cartel aonde nem mesmo o FBI consegue há anos colocar um agente infiltrado, dessa forma tentando ganhar mais tempo na projeção, fica nítido que os roteiristas, erram constantemente em colocar obstáculos na trama que são pouco convincentes, o que deixa o longa incapaz de transmitir uma sensação de tenção que a história necessita.

Com direção de Ric Roman Waugh, o longa consegue explorar de forma exemplar o drama vivido por John Matthews (The Rock), se utilizando de planos que favorecem a esconder a fragilidade da atuação dramática do ator, dessa forma o cineasta se destaca por conseguir explorar ao máximo seu potencial. Os problemas do longa ficam evidentes em trazer um ator de ação, para viver um personagem que necessita de uma carga dramática maior, algo que é ocasionado pela constante mudança de gênero que o filme oscila, indo do drama a tentativa de uma ação mais consistente.

Conhecido como ‘O Viagra das franquias’ – devido aos sucessos de bilheterias que seus filmes vem alcançando – The Rock (Dwayne Johnson), que possui um carisma bastante conhecido para quem acompanha as Lutas Livres e também os últimos trabalhos do ator, estrela mais uma produção e já começa a se consolidar no cinema, se tornando dessa maneira como um dos grandes nomes que surgem no gênero de ação.

O elenco conta com coadjuvante de peso, entre eles estão nomes como Susan Sarandon, Jon Bernthal (Shane da série de TV “The Walking Dead”), Harold Perrineau (“Lost”) e Benjamin Bratt (“Traffic”), esses que contribuem para elevar o nível da produção. O personagem vivido por Jon Bernthal, se destaca por ser o ponto de apoio ideal, para o desenvolvimento do roteiro. Que contribui a conduzir em todo momento John Matthews em suas ações.

O Acordo é um filme que vende aquilo que não é totalmente, porém isso não o torna um longa ruim, muito pelo contrário, se tivesse partido para uma linha mais dramática, o filme seria totalmente compreensível devido as circunstâncias. Mas fez a escolha errada, de tentar vender uma ação através de seus cartazes, trailers e materiais de divulgação, e isso pode custar caro, assustando muitas pessoas que não gostam do gênero (ação), de assisti-lo.

7 Replies to “O Acordo | Confira a crítica do filme estrelado por The Rock”

  1. Realmente esse filme não tem muita ação não, e pelo poster parece que vai ser uma puta ação boa!! Triste! Mas a nota que vocês deram está boa para esse filme mesmo!

  2. Gostei do filme apesar de a sinopse que é vendida pela distribuidora ser mentirosa, pois diz que o menino não é culpado, mas é evidente no filme que ele é culpado. É apenas uma história de um pai que tenta provar que seu filho é inocente como acontece com milhões de familias de presidiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *