4º Recital da Série Musical “Nacionalismo Brasileiro: A Sonata segundo Heitor Villa-Lobos” acontece no CCBB Rio

Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos  é o nome da série musical que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá durante todo o mês de abril, dentro do projeto Terças Musicais, em dois horários: 12h30 e 19h.

Com o tema NACIONALISMO BRASILEIRO: A SONATA SEGUNDO HEITOR VILLA-LOBOS, o quarto recital, que acontecerá no dia 23 de abril, terá como convidados o Duo Guanabara, com Daniel Guedes, no violino e Flávio Augusto, no piano.  Eles tocarão sonatas de Leopoldo Miguez e de Villa-Lobos. 

Durante as terças-feiras de abril, a série musical abordará obras de compositores famosos e contará a história da sonata ao longo de 400 anos, passando pelo Clássico, Romântico, Nacionalismo Brasileiro e Moderno.

Com curadoria do maestro Ilso Muner, os participantes da série Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos farão uma breve explicação para a plateia sobre o repertório e o período histórico do tema do dia.  Ao final de cada espetáculo a plateia poderá participar fazendo perguntas sobre o programa e os temas abordados.

Para participar desta série musical, foram convidados grupos e solistas diferentes, de renomado reconhecimento nacional e internacional que apresentarão um programa com obras de importância histórica.  Os instrumentos utilizados nos recitais serão variados, indo do piano aos exóticos instrumentos de sopro do período clássico, passando pelos tradicionais instrumentos de cordas das orquestras modernas.

Cada recital terá uma hora de duração, sendo que 50 minutos de música e 10 minutos de explicações relativas ao programa.

Daniel Guedes – Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música.  Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros (1991), Bergen Philharmonic Competition (1998) e Waldo Mayo Memorial Award (2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

Flávio Augusto – Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, em 1988, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos”, no Rio de Janeiro.  No exterior, já se apresentou em importantes salas de concerto dos Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Finlândia, Londres, Nova Zelândia, África, Venezuela, Perú, Chile, Paraguai, Guatemala, Caribe e Costa Rica.  É frequentemente convidado para participar como jurado dos mais importantes concursos nacionais de piano, assim como ministrar aulas de Piano e Música de Câmara nos principais Festivais de Música do país.

A SONATA

Criada no final da renascença e muito utilizada no período Barroco, a Sonata teve seu ápice no período clássico com Haydn e Mozart e sua amplitude desenvolvida com Beethoven e Brahms no Romantismo.  Nos dias de hoje, a sonata continua sendo cultivada por compositores contemporâneos que, apesar da linguagem musical moderna, não abrem mão de sua forma completa de expressar uma obra por instrumentos.

A série musical Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos terá ao todo 10 recitais, sempre às terças-feiras, cada um com 60 minutos de duração.  O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

SERVIÇO
Evento: Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Coordenação de Produção: Dinâmica Eventos e Produções
Curadoria: Ilso Muner
Segundo Recital: “Nacionalismo Brasileiro: A Sonata segundo Heitor Villa-Lobos”
Data: 23/04/2013 – Terça-feira
Horário: 12h30 e 19h
Local: Teatro II
Capacidade: 158 lugares, sendo 03 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Preço: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada para estudantes e idosos)
Cheque, dinheiro e cartão.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *