Artur Menezes, segue para miniturnê na Argentina, após ter seu disco #2 pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira

O guitarrista cearense Artur Menezes já virou fenômeno no cenário do blues. O músico – que ficou conhecido como “o garoto prodígio do blues” – vem trilhando uma trajetória surpreendente. Seu segundo disco, #2, acaba de ser pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira e a comemoração será na Argentina, onde Artur fará uma miniturnê, de 16 a 21 de abril.

No início deste ano, o anfiteatro de quase 700 lugares na Praia de Iracema, em Fortaleza, CE, ficou pequeno para o lançamento do CD #2. Além do público sentado, mais de cem pessoas ficaram de pé e cerca de cento e cinquenta ficaram para fora e não conseguiram assistir ao show que aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e teve as participações especiais de Lúcia Menezes, Jefferson Gonçalves, Pantico Rocha e Bateria da Unidos da Cachorra. Enquanto isso, Artur liderava a disputa – empatado com uma banda local -, entre 2 mil artistas de todo o mundo, por uma vaga para tocar com Eric Clapton no Crossroads Guitar Festival, um dos maiores e mais concorridos festivais de guitarristas do mundo, que acontece no Madison Square Garden, em NY. Em fevereiro, no Garanhuns Jazz Festival, não foi diferente. Com 50% de púbico a mais do que no ano passado, cerca de 6 mil pessoas, a apresentação de Artur ao lado de Kiko Loureiro (Angra) e Andreas Kisser (Sepultura) foi um sucesso. Em março, esteve no Festival de Jazz e Blues de Manguinhos, no ES, onde cerca de cinco mil pessoas vibraram aos som do músico. No mesmo mês, fez o show principal da festa de aniversário da revista Blues’n’Jazz, no Bourbon Street , em São Paulo.

Em 2012, Artur Menezes abriu os shows de Buddy Guy no Brasil e levantou uma plateia de centenas de pessoas, na chuva, no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina. Além de executar o blues com maestria – tanto na voz quanto na guitarra -, o que chama a atenção do trabalho de Artur Menezes é o diálogo com outros estilos. Ele mistura o blues ao funk, ao soul, reggae, country e a música brasileira, mais especificamente a nordestina, criando uma sonoridade única, um novo movimento.

Artur Menezes estudou música na Universidade Estadual do Ceará. Morou em Chicago, onde participou de jam sessions com John Primer, Linsey Alexander e Phil Guy, entre outros. Tocou em bares como Kingston Mines, Smokey Daddy e Katherina’s. Gravou dois discos com a banda norte-americana The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico. Já no Brasil, integrou o projeto Harmônicas Mercoblues com os gaitistas Nico Smoljan e Gonzalo Arraya, abriu o show de Peter Mad Cat e participou de todas as edições dos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga e Oi Blues By Night, além de tocar no Canoa Blues (CE), Ceará Music, Lençóis Jazz & Blues (MA), Ibitipoca Blues (MG), Sesc’n Blues, entre outros. Participou da Feira Expomusic 2012 todos os dias, tocando nos estandes da SG Strings e da Condor Guitars.

Preocupado em difundir e ampliar o acesso ao blues no estado do Ceará, Artur também é um dos idealizadores do projeto ”Casa do Blues”, que realiza shows semanais com entrada gratuita. além de levar a mistura de sua música – com orgulho – para o mundo.

Artur é endorser da Condor Guitars, da SG Strings cordas e da Targino Custom Pedals.

Agenda:

20/04, 22h, TEATRO DEL VIEJO MERCADO. Lavalle 3177. Barrio Porteño de Abasto, Buenos Aires, Argentina
21/04, 20h, MR. JONES BLUES PUB. Saavedra 399 – Ramos Mejía, Argentina
12/05, Centro Cultural de São Paulo (R. Vergueiro, 1000, Liberdade), SP
14/05, 22h30, O’Malleys Pub (Alameda Itu, 1529, Jardim Paulista), SP
06/06, 22h, Tom Jazz (Av. Angélica, 2331, Higienópolis), SP
11/06, 22h30, O’Malleys Pub (Alameda Itu, 1529, Jardim Paulista), SP
28/07, Ilha Comprida/SP
30/07, 22h30, O’Malleys Pub (Alameda Itu, 1529, Jardim Paulista), SP
24/08, Pipa Jazz. Natal, RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *