Atividades gratuitas em homenagem a Monteiro Lobato são oferecidas na Casa de Cláudio de Souza

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 abril, 2013 15:08

Atividades gratuitas em homenagem a Monteiro Lobato são oferecidas na Casa de Cláudio de Souza

Em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato (18 de abril), Dia Nacional da Literatura Infantil e Juvenil, a Casa de Cláudio de Souza preparou uma programação especial de 16 a 19 de abril. Realizada em parceria com a Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga (FCCLB), a Semana Monteiro Lobato terá contações de história, brincadeiras e uma palestra, todas com entrada gratuita.

Nos dias 16 (15h), 17 (10h) e 18 (10h), as crianças participantes do projeto Paiol de Histórias, da FCCLB, apresentarão uma breve biografia de Monteiro Lobato, a leitura de um capítulo da obra “Viagem ao céu”, brincadeiras cantadas e representação de duas pequenas histórias do livro “Reinações de Narizinho”.

“O projeto Paiol de Histórias presta sua homenagem ao nosso grande escritor, pai da nossa literatura infantil e juvenil. Sua obra é de tal importância para nossas crianças e jovens e para os que trabalham e amam a literatura brasileira que o dia 18 de abril, seu aniversário, foi escolhido para o Dia Nacional da Literatura Infantil e Juvenil”, afirma Francisca Valle, coordenadora da FCCLB e do projeto.

No dia 19, às 18h, será realizada a palestra “Cláudio de Souza e Monteiro Lobato – paulistas e contemporâneos”, com Gerson Valle, escritor, poeta e membro das Academias Brasileira de Poesia ePetropolitana de Letras.  Segundo Valle, a apresentação tratará do paralelo entre as vidas de Claudio de Souza e Monteiro Lobato.

“Ambos foram paulistas, contemporâneos e de formação semelhante, com preocupações pela passagem do Brasil agrário para o desenvolvimento modernista, carregados de conceitos tradicionais de nossa cultura em fase de plena transformação, não só do Brasil como do mundo, e com visões que se vão consolidando de forma diversa, mas ambas significativas para a compreensão de nossa cultura”, afirma o palestrante.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-3418 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇO
Semana Monteiro Lobato
Datas: 16 (15h), 17 (10h), 18 (10h) e 19 (18h) de abril de 2013
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 abril, 2013 15:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook