2º Recital da Série Musical que conta a história da Sonata acontece no CCBB Rio

Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos  é o nome da série musical que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá durante todo o mês de abril, dentro do projeto Terças Musicais, em dois horários: 12h30 e 19h.

Com o tema PRÉ-CLÁSSICO: CONTRASTES – A INTRODUÇÃO DOS TEMAS CONTRASTANTES, o segundo recital, que acontecerá no dia 9 de abril, terá como convidados o Duo Dinamarquês, com Rune Most, na flauta transversal e Charlotte Thaning, no piano.  Eles tocarão obras de Carl Philipp Bach, Schubert e Kuhlau.

Durante as terças-feiras de abril, a série musical abordará obras de compositores famosos e contará a história da sonata ao longo de 400 anos, passando pelo Clássico, Romântico, Nacionalismo Brasileiro e Moderno.

Com curadoria do maestro Ilso Muner, os participantes da série Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos farão uma breve explicação para a plateia sobre o repertório e o período histórico do tema do dia.  Ao final de cada espetáculo a plateia poderá participar fazendo perguntas sobre o programa e os temas abordados.

Para participar desta série musical, foram convidados grupos e solistas diferentes, de renomado reconhecimento nacional e internacional que apresentarão um programa com obras de importância histórica.  Os instrumentos utilizados nos recitais serão variados, indo do piano aos exóticos instrumentos de sopro do período clássico, passando pelos tradicionais instrumentos de cordas das orquestras modernas.

Cada recital terá uma hora de duração, sendo que 50 minutos de música e 10 minutos de explicações relativas ao programa.

A Sonata

Criada no final da renascença e muito utilizada no período Barroco, a Sonata teve seu ápice no período clássico com Haydn e Mozart e sua amplitude desenvolvida com Beethoven e Brahms no Romantismo.  Nos dias de hoje, a sonata continua sendo cultivada por compositores contemporâneos que, apesar da linguagem musical moderna, não abrem mão de sua forma completa de expressar uma obra por instrumentos.

Duo Dinamarquês

Rune Most – Rune Most estudou na Academia de Música Carl Niielsen em Odense, e obteve o título de solista da Academia Real de Música em Copenhague, além de ter estuda em Budapeste com Lóránt Kovács.

É Primeira-flauta solista da Orquestra Sinfônica de Odense desde 1997 e professor na Academia Carl Nielsen.

Já atuou como solista e camerista em toda a Europa, China, Rússia e Américas, tendo já se apresentado no Brasil em várias ocasiões.

Charlotte Thaning – A pianista dinamarquesa Charlotte Thaning formou-se na Academia Real Dinamarquesa de Música e é uma das mais destacadas musicistas da Escandinávia, atuando com importantes solistas, orquestras e camerista em variadas formações.

Integra o “The Eskar Trio”, que já realizou concertos em toda a Europa, América do Norte, Ásia e Rússia, com uma respeitável e premiada discografia.

Premiada em várias ocasiões em seu país, Charlotte atualmente é professora da The Royal Danish Academy of Music, recebendo e orientando pianistas de diversos países.

A série musical Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos terá ao todo 10 recitais, sempre às terças-feiras, cada um com 60 minutos de duração.  O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

SERVIÇO
Sonata – Sua Evolução em Quatro Séculos
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Coordenação de Produção: Dinâmica Eventos e Produções
Curadoria: Ilso Muner

Segundo Recital: “Pré-Clássico: Contrastes – A Introdução dos temas contrastantes”
Data: 09/04/2013 – Terça-feira
Horário: 12h30 e 19h
Local: Teatro II
Capacidade: 158 lugares, sendo 03 para cadeirantes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Preço: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada para estudantes e idosos) – Cheque, dinheiro e cartão.

RECITAL 2 – DIA 09 DE ABRIL
PRÉ-CLÁSSICO: CONTRASTES – A INTRODUÇÃO DOS TEMAS CONTRASTANTES
Convidado do dia: Duo Dinamarquês (Rune Most – flauta transversal e Charlotte Thaning -piano)
Programa: Sonatas de Carl Philipp Bach, Schubert e Kuhlau

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *