Núcleo Educatho apresenta no Sesc Piracicaba, projeto que encena alguns dos mais famosos contos dos irmãos Grimm

Ao longo dos séculos autores de diversas nacionalidades se dedicaram a mapear de forma consistente a tradição oral de seus países e, a transcrever para o papel histórias que integram o imaginário popular.

Para resgatar o trabalho de alguns destes mestres o Núcleo Educatho apresenta no Sesc, unidade Piracicaba, projeto que encena alguns dos mais famosos contos dos irmãos Grimm, do francês Charles Perrault, do dinamarquês Hans Christian Andersen e do brasileiro Luís da Câmara Cascudo, cinco escritores e pesquisadores que se tornaram referência do universo dos contos e representam o consciente coletivo do folclore se suas respectivas nações.

Serão quatro apresentações, com início no próximo domingo, 07/04, às 11h, que traçam um panorama da pesquisa e obra destes autores cuja contribuição para a literatura é inegável.

A estreia fica por conta dos irmãos Grimm, pioneiros folcloristas alemães do século XIX responsáveis por algumas das mais conhecidas histórias de contos de fadas, seguido por Contos de Perrault em 13/04; Contos de Andersen em 21/04 e Contos de Câmara Cascudo, no dia 27/04.

Programação

Abril de 2013

Dia 07/04, Domingo às 11h – Contos dos Grimm

Comedoria

Homenageando os conhecidos Irmãos Grimm, o Núcleo Educatho irá narrar duas histórias do vasto repertório dos autores, são elas: Rumpelstilskin e O Alfaiate Valente. A primeira narra a trajetória de uma pobre princesa que acaba fazendo uma promessa para um terrível duende e a segunda sobre um corajoso alfaiate que sai pelo mundo  contando suas ilustres façanhas.

Dia 13/04, Sábado às 15h – Contos de Perrault

Praça

Núcleo Educatho traz histórias do escritor francês Charles Perrault, conhecido autor de histórias infantis. Primeiro O Lobo e os sete cabritinhos um conto sobre uma mãe cabra e seus filhotinhos, que precisam escapar das artimanhas de um lobo malvado e em seguida a história de Riquete do Topete, um jovem príncipe que nasceu com um estranho topete, mas muito inteligente.

Dia 20/04, Sábado às 15h – Contos de Andersen.

Praça

Neste domingo o homenageado é o dinamarquês Hans Christian Andersen. O Núcleo Educatho conta duas histórias de seu repertório. A primeira chamada A princesa e o grão de ervilha narra as peripécias de um príncipe que quer encontrar uma princesa de verdade e a outra, A Roupa Nova do Imperador, é sobre um rei que faz de tudo por uma roupa nova, até ser enganado por dois ilustres alfaiates.

Dia 21/04, Domingo às 11h – Contos Brasileiros de Câmara Cascudo

Comedoria 

Para finalizar o mês em homenagem aos escritores de histórias infantis o Núcleo Educatho traz duas histórias que foram coletadas por um dos maiores estudiosos da cultura brasileira, Luís da Câmara Cascudo, são elas: A Moura Torta e Couro de Piolho. A primeira sobre um belo príncipe que ganha três laranjas mágicas e a segunda narra as peripécias de João para conquistar o amor de uma princesa teimosa.

Oficina

O Núcleo Educatho oferece também uma oficina aos interessados em aprimorar a arte de contar histórias, a oficina toma como base o teatro e une técnicas de elaboração e construção de narrativas a variados elementos cênicos

Contação de Histórias com o Núcleo Educatho

Data 7, domingo, 14h. Sala de Múltiplo Uso. Não recomendado para menores de 16 anos. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

SERVIÇO
Especial Contistas
Data: a partir de 7/4
Sesc Piracicaba
Endereço – Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Praça e Comedoria
Classificação: Livre para todos os públicos.
Acesse o portal – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *