A Primeira Vista estreia no Sesc Pompeia

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 abril, 2013 14:07

A Primeira Vista estreia no Sesc Pompeia

Assim como em seu enredo principal, a montagem de ‘A Primeira Vista’ é repleta de encontros, desencontros e, fundamentalmente, reencontros. Depois do sucesso de ‘In on It’, Enrique Diaz retomou a obra do canadense Daniel MacIvor, neste texto que monta um divertido e comovente quebra-cabeça da amizade entre duas mulheres. A montagem – em temporada de 5 de abril a 26 de maio no Teatro do Sesc Pompeia – marcou também o retorno de Drica Moraes aos palcos e à parce ria com o diretor, com quem fundou a Cia. dos Atores há mais de 20 anos. Por fim, um encontro inédito: o de Drica com Mariana Lima, com quem, apesar de longa amizade, nunca havia dividido o palco até então.

Em cartaz desde março de 2012, ‘A Primeira Vista’ passou várias cidades brasileiras e se apresentou também em Portugal. Ao longo do ano, o espetáculo foi visto por mais de 20 mil espectadores e teve indicações para os principais prêmios teatrais do circuito.

A ideia da montagem surgiu logo após a estreia de ‘In on It’, quando Diaz continuou a investigar a obra de MacIvor e foi logo fisgado pelo texto de ‘A Primeira Vista’ (‘A Beautiful View’, no original). ‘A semelhança com ‘In on It’ é na estrutura, na escrita, afinal é o mesmo autor, mas aqui ele aborda outros temas, além de ter grande influência da cultura pop e uma forte presença musical em cena’, adianta o diretor.

A Primeira Vista - Foto divulgação Leo Aversa

As tais referências aparecem na trilha sonora e são fundamentais para o desenrolar da história. Ouvintes de rock e frequentadoras do universo musical local, as personagens de Drica e Mariana são amigas de alguns músicos e chegam, inclusive, a formar uma mal-sucedida banda. As cenas exigiram preparação extra das atrizes, que contaram com a ajuda dos músicos Fabiano Krieger e Lucas Marcier, da banda Brasov – também responsáveis pela trilha sonora – para poder cantar e tocar baixo, guitarra e ukelelê em cena.

“As personagens até tem ambições, mas nada vai muito para frente, são pessoas absolutamente comuns. A peça fala muito de libido, não somente a libido sexual, mas a energia que usamos para realizar ou não as coisas”, analisa Diaz, frisando que a forma escolhida por MacIvor para revelar a trama ao público é igualmente interessante: ‘Os pontos de vista divergentes das personagens são compartilhados com a plateia, de modo que as cenas ganhem leituras diferentes e o espectador monte a própria estrutura a partir dessa relação caótica e hilariante. É uma engrenagem complexa, mas de modo algum hermética’.

Esta aparente simplicidade será sublinhada por meio de uma concepção despojada, com poucos elementos no cenário – assinado por Marcos Chaves (artista visual com trabalhos expostos em mostras de arte ao redor do mundo) – e nos figurinos de Antônio Medeiros.

Projeto acalentado há dois anos, ‘A Primeira Vista’ chega à cena embalado por uma série de trabalhos vitoriosos de seu trio principal de realizadores. Enrique Diaz venceu a edição 2010 do Prêmio Shell (Melhor Direção por In On It) e acumula êxitos no cenário internacional, com apresentações de espetáculos que levam sua assinatura (‘Ensaio.Hamlet’, ‘Gaivota – Tema para um Conto Curto’, ‘Otro’) em importantes festivais mundo afora.

Mariana Lima e Drica Moraes vêm de celebrados trabalhos no teatro. Depois de arrebatar a crítica por ‘A Máquina de Abraçar’, Mariana foi indicada aos principais prêmios teatrais por ‘Pterodátilos’, com direção de Felipe Hirsch, e, entre outros, levou o Shell em 2011. Já Drica, depois de diversos sucessos na televisão e no cinema, rodou o país com seu primeiro e bem-sucedido monólogo: ‘A Ordem do Mundo’ (2008), com direção de Aderbal Freire-Filho.

SERVIÇO
A Primeira Vista
Data: De 5 de abril a 26 de maio, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h.
SESC Pompeia
Endereço:
Rua Clélia, 93
Ingressos:  24,00 (inteira); R$ 12,00 (u suário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes)
Telefone para informações: (11) 3871-7700

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 abril, 2013 14:07


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel