Paço das Artes recebe Still em movimento, exposição com nomes internacionais

O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, inaugura duas mostras em abril. A abertura de Still em movimento: Lição de pintura e da segunda edição da Temporada de Projetos acontece em 09 de abril, terça-feira, às 19h, em evento gratuito e aberto ao público. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conversar com os artistas Bruno Vilela, Paulo Nimer Pjota e Vitor Mizael, da Temporada de Projetos, sobre seu trabalho e pesquisa.

Com curadoria de Berta Sichel, Still em movimento: Lição de pintura tem como proposta criar uma conexão entre as novas mídias e a História da Arte. Frame, tempo, narrativa e ação são linguagens da pintura ou do cinema? Como explica Berta, embora os meios de pintura e vídeo pareçam estar distantes – não só pelas respectivas idades, mas também por implicações culturais – muitos artistas têm discutido e trabalhado as correlações entre os dois.

Na exposição, o público poderá conhecer e analisar essas relações através de obras que vinculam e articulam a tradição artística da pintura à contemporaneidade da imagem em movimento.  A mostra é composta por obras de Antoiie Roegiers, Anne Sauser-Hall, Davide Quayola, Elena del Rivero, Eder Santos, Mariana Vassileva, Mary Lucier, Peter Weibel, Takehito Koganezawa e Txupo Poyo.

A segunda edição da Temporada de Projetos 2013 traz exposições individuais dos artistas Bruno Vilela, Paulo Nimer Pjota e Vitor Mizael.  Em Dia de festa é véspera de dia de luto, Bruno Vilela apresenta uma série de desenhos e pinturas cuja aura de medo e mistério se faz presente. Sistema relacional, de Paulo Nimer Pjota, aborda a construção funcional, social e estética dos espaços urbanos.  Já Gabinete, projeto de Vitor Mizael, consiste na retratação de animais domésticos – cachorros, gatos e pássaros – e na disposição dos trabalhos de forma a criar um acúmulo de pinturas e desenhos, suscitando, assim, uma referência explícita à organização de um gabinete de curiosidades.

As exposições ficam abertas para visitação gratuita até 23 de junho.

Abril no Paço das Artes

Em abril, o Paço das Artes dá continuidade à sua programação cultural e ações de formação no campo da arte contemporânea.

No dia 11, quinta-feira, às 19h30, acontece o segundo encontro de 2013 da série Diálogos Estéticos. Na ocasião, os convidados Dennis Oliveira e Soledad Galhardo conversam com o público sobre gestão cultural.

No dia 13, sábado, a festa multimídia Laço volta a ocupar o Espaço Subsolo da instituição. Idealizada pelo DJ Márcio Vermelho, eleito em 2010 o melhor do Brasil pela revista Época, e pelo designer Bruno Nogueira, responsável pela cenografia do evento, Laço tem uma programação de DJs, artistas e performers. Matheus Rocha Pitta, finalista do prêmio PIPA 2012, é um dos destaques do dia.

No dia 20, sábado, o Paço das Artes abre suas portas para receber os pequenos e suas famílias em mais uma atividade do Paço Criança. Com o tema Ilustrando com gravura, os participantes irão explorar diversas possibilidades da técnica de impressão: texturas, formas e cores. Depois da experimentação, gravuras serão criadas para ilustrar trechos de poesias da literatura brasileira. Finalizando a atividade, as ilustrações e poemas serão reunidos em pequenas publicações.

Todas as atividades oferecidas pelo Paço das Artes são gratuitas.  Os interessados participar do Diálogos Estéticos e do Paço Criança devem se inscrever através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832.

SERVIÇO
Still em Movimento: Lição de Pintura | 2ª Temporada de Projetos – Bruno Vilela, Paulo Nimer Pjota e Vitor Mizael
Aberutra: encontro com artistas da 2ª Temporada de Projetos
Data: 09 de abril, terça-feira, às 19h
Visitação
Temporada: 10 de abril a 23 de junho
Terças a sextas, das 11h30 às 19h
Sábados e domingos, das 12h30 às 17h30
Local: Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *