Museu Inimá de Paula recebe a segunda edição da Série Sinfônica no Museu de 2013

Museu Inimá de Paula apresenta no dia 5 de abril, às 20h, a segunda edição da Série Sinfônica no Museu de 2013, promovida pela Fundação Clóvis Salgado. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que possui o Marcelo Ramos como regente titular, recebe dois importantes convidados: o maestro Helder Trefzger e o fagotista Fábio Cury. Os ingressos para o concerto, que apresentará obras de Eduardo Villani-Cortês, Vila Lobos e André Mehmari, podem ser retirados gratuitamente no Museu, meia hora antes da apresentação.

Atual diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Helder Trefzger é o principal convidado da noite. Para o Maestro, que já regeu grandes orquestras no Brasil, como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, participar do concerto com a Sinfônica de Minas Gerais é uma satisfação dupla. Ele foi violinista convidado do corpo artístico, de 1988 a 1992, e maestro assistente, de 1993 a 1994.

“Participar desse projeto significa muito para mim. Esta tem sido a minha missão nos últimos 20 anos: levar a música clássica às pessoas, nos mais diferentes locais, mostrando a elas como essa arte é maravilhosa”, conta.

Classificado por Helder Trefzger como músico de porte internacional, o solista convidado, Fábio Cury, foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recentemente, pelo seu álbumVelhas e Novas Cirandas.  Doutor em Música, o fagotista se dedica atualmente à atividade pedagógica e musical.

O concerto, com duração aproximada de uma hora, será aberto com Cinco Miniaturas Brasileiras, composição do mineiro Eduardo Villani-Côrtes. Logo depois, a Orquestra Sinfônica dá continuidade à apresentação com Concerto para Fagote e Orquestra, de Mehmari, e Sinfonieta em Si Bemol, de Villa-Lobos. Enquanto a segunda obra recebe os sons do fagote do convidado Fábio Cury, a últimaintegra o repertório das mais de mil obras de Villa-Lobos. O trabalho dos autores, mesmo composto em épocas distintas, passeia com naturalidade entre o erudito e o popular.

A Série Sinfônica no Museu integra a política da Fundação Clóvis Salgado de democratizar o acesso do público à música erudita. Desde sua estreia, em março de 2010, o projeto já foi visto por mais de 3 mil pessoas. O Museu Inimá de Paula está localizado na Rua da Bahia, 1.201, no Centro de Belo Horizonte.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é considerada uma das mais importantes do país. Interpreta um repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior.

Seu regente titular é o maestro Marcelo Ramos, mestre em regência orquestral pelo Cleveland Institute of Music (EUA) e prestes a receber o título de Doutor em artes e regência orquestral na Ball State University (EUA).

Helder Trefzger

Atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, é Mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e Bacharel em Música – Regência. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, na qual ocupa a cadeira de número 10, com a patronímica de Carlos Gomes. Recebeu o Título de Cidadão Vitoriense, outorgado pela Câmara Municipal de Vitória em 2001 e o Título de Cidadão Espírito-Santense, concedido pela Assembleia Legislativa em 2004, que lhe concedeu também a sua mais alta distinção, a Comenda Domingos Martins.

Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e as orquestras sinfônicas de Porto Alegre, Minas Gerais, Campinas, Sergipe, Mato Grosso, Brasília, Bahia e Paraíba, além da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra Filarmônica Nova (MG), dentre outras. Dirigiu ainda a Orquestra Artave (Portugal), a Sinfônica de Monterrey (México), a Sinfônica Nacional da Bolívia, a Sinfônica Nacional do Paraguai, a New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária).

Fábio Cury

Graduou-se em fagote pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu o título de Mestre em Artes pela Unicamp e o de Doutor em Música pela Universidade de São Paulo. No Brasil teve passagens como fagotista principal pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente divide seu tempo entre a atividade pedagógica e acadêmica e a carreira de solista.

Foi premiado em inúmeros concursos, entre eles, em 1987, no Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e no VIII Prêmio Eldorado de Música em 1995. Foi vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover em 1993. Em 2010, foi duplamente premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, a APCA.

SERVIÇO
Série Sinfônica no Museu
Data: 05/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1201 – Centro – BH/MG
Classificação: 10 anos
Entrada gratuita
Informações para o público: 31 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *