Lisson Gallery chega à São Paulo com exposição inédita no Centro Brasileiro Britânico

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 1 abril, 2013 19:05

Lisson Gallery chega à São Paulo com exposição inédita no Centro Brasileiro Britânico

Lisson Gallery traz para o Brasil, com o apoio da Cultura Inglesa, uma exposição  que reúne 40 trabalhos que marcam a trajetória de quase 50 anos de sua fundação no final dos anos 60 em Londres. Para este primeiro programa de exposições na cidade, a Lisson Gallery apresenta uma mostra institucional no Centro Brasileiro Britânico, em paralelo a SP-Arte 2013, trazendo obras de seus mais prestigiados artistas como Anish Kapoor, Tony Cragg, Richard Deacon, Ryan Gander, John Latham, Julian Opie, Richard Wentworth entre outros. A mostra acontece a partir de 2 de abril.

A exposição tem curadoria dos diretores da Lisson Gallery, Grey Hilty, Alex Longsdail e Marc Tutt. Os curadores têm como objetivo passar uma visão multi-geracional e dinâmica do histórico da galeria desde sua fundação, trazendo trabalhos que refletem o pais anfitrião desta exibição, o Brasil, que também  contribui amplamente para a arte contemporânea global.

O titulo da exposição, ‘Nostalgia para o Futuro’, é inspirado na obra do artista Jonathan Monk, de mesmo nome e que estará nesta exposição,  e transmite uma tensão criativa entre o passado e o futuro.

Os artistas aqui expostos são todos representados pela Lisson Gallery, considerada pioneira na construção de um público fiel e de um mercado  da arte contemporânea desde sua fundação em 1967 por Nicholas Logsdail.

‘Nostalgia para o futuro” representa o trabalho de  muitos artistas chaves de sucessivas gerações de inovadores e distintos artistas britânicos, que vai desde os britânicos de Art&Language para Richard Long, Floyer Ceal, Gander Ryan e Haroon Mirza e seus contemporâneos, que permanecem estreitamente identificado com a história da galeria.

Lisson Gallery

Lisson Gallery foi fundada em 1967 por Nicholas Logsdail. A Lisson firmou-se como uma das galerias privadas líderes na Grã-Bretanha. Foi fundamental na introdução da obra de artistas americanos conceituais como Donald Judd e Sol Lewitt para o público do Reino Unido e sempre representou os mais interessantes artistas contemporâneos britânicos.

Durante quase 50 anos a galeria identificou sucessivas gerações de artistas, cada um com uma abordagem radical e distinta face às possibilidades artísticas do seu tempo. Trabalhando desde cedo com artistas tão variados como Dan Graham, John Latham ou Tony Cragg e Anish Kapoor, e gerações mais recentes, incluindo Ai Weiwei, Allora&Calzadilla, Ryan Gander e Haroon Mirza, a Lisson Gallery tem percorrido uma missão que se estende para lá da arte mas que procura também um contexto intelectual, cultural e social com o objetivo de promover a carreira dos artistas que representa, apoiando a produção, apresentação e aquisição das suas obras.

SERVIÇO
Nostalgia para o Futuro
Abertura:
 2 de abril, às 19h
Visitação: de 3 a 21 de abril de 2013
Artistas convidados: ART & LANGUAGE|Tony Cragg | Angela de la Cruz | Richard Deacon | Ryan Gander | Shirazeh Houshiary | Peter Joseph | Anish Kapoor | John Latham | Richard Long | Jason Martin | Haroon Mirza | Jonathan Monk | Julian Opie | Richard Wentwort
Local: Centro Brasileiro Britânico – Edifício Cultura Inglesa
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros – São Paulo – SP
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados domingos e feriados das 10h às 16h.
Apoio cultural: Cultura Inglesa
ENTRADA GRATUITA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 1 abril, 2013 19:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel