A exposição A Amazônia de Ermanno Stradelli chega ao Memorial da América Latina

O debate sobre as relações do homem com a natureza continua em alta no Memorial da América Latina. Depois de Exemplos a Seguir, mostra alemã que trouxe mais de 15 mil visitantes à Galeria Marta Traba, no dia 10 de abril entra em cartaz, no Pavilhão da Criatividade, outra inédita exposição: A Amazônia de Ermanno Stradelli, coletânea com 64 fotografias, mapas e cartas originais do explorador italiano que chegou ao Brasil no final do século 19.

No dia da abertura, os organizadores da mostra – Instituto de Cultura e Sociedade Geográfica Italiana – também promovem, às 20h, a estreia do filme “Ermanno Stradelli, o filho da Cobra Grande”, misto de documentário e ficção, dirigido por Andrea Palladino. No dia seguinte, tradutores, professores universitários italianos e convidados reúnem-se a partir das 10h em um simpósio interdisciplinar sobre a obra de Stradelli no Anexo dos Congressistas.

As obras de Stradelli, produzidas no final do século XIX, serão expostas com os negativos originais. As imagens retratam os elementos naturais e povos da região amazônica. Além da Amazônia, o explorador pesquisou sobre o “Mito do Jurupari”, lenda misteriosa que circulava na região amazônica não só no Brasil, mas incluía Colômbia e Venezuela. O mito acontece em torno de um personagem temido pelos índios, que o tinham como diabo.

O artista – Stradelli nasceu em 1852 na cidade de Borgo Val Di Taro – província conhecida hoje como Piacenza – na Itália. Era estudante de Direito, vinha de família nobre e tinha o título de Conde. Mudou-se para o Brasil aos 27 anos, naturalizou-se brasileiro e aqui faleceu, mais precisamente em Manaus, vítima de lepra. Dentre seus trabalhos, o pesquisador publicou na Itália obras que continham termos e contos indígenas traduzidos por ele mesmo, além de contos de viagens.

SERVIÇO
A Amazônia de Ermanno Stradell
Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro 
Entrada: Portões 8, 9 e 13
Estacionamento: Portão 15, com preço único de R$ 10
Abertura: 10 de abril, às 18h
Livre para todos os públicos
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *