Fundação Clóvis Salgado abre agenda de cursos de extensão de 2013

Gerência de Extensão da Fundação Clóvis Salgado dá início à sua agenda de cursos do primeiro semestre de 2013. Serão oferecidas atividades nas áreas de teatro, música, educação e literatura. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail extensao@fcs.mg.gov.br.

Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço, com nome do curso, nome completo, número da carteira de identidade, telefone, área de atuação, breve texto justificando o interesse pelo curso e minicurrículo com no máximo 400 caracteres.

Os cursos são destinados a alunos e profissionais da área artística, professores da rede pública e particular de ensino e gestores culturais. A seleção dos aprovados, realizada por meio de análise dos dados enviados pelos candidatos, será divulgada no site da Fundação Clóvis Salgado três dias antes do início de cada curso.

Em 2012, foram ministrados três cursos de extensão, com uma média de 25 alunos em cada atividade. De acordo com Lúcia Ferreira, Gerente de Extensão da Fundação Clóvis Salgado, os cursos reafirmam a política da Instituição de ampliar o acesso do cidadão à formação artística e cultural.

“Os cursos têm cumprido o papel de formação, capacitação e atualização de alunos e profissionais da área artística e cultural. Além desse público, temos formatado cursos para atendimento específico de professores da rede pública e particular de ensino com o objetivo de instrumentalizá-los para as novas demandas do contexto escolar”.

Cursos

O curso de Improvisação para Teatro, a ser realizado entre 19 de abril e 12 de julho, tem o objetivo de ampliar os conhecimentos práticos e teóricos de teatro improvisacional. A atividade também visa exercitar os princípios básicos do fazer teatral com os participantes, como a expressão gestual e verbal, espontaneidade, observação, interação grupal e dramaturgização. Inscrições do dia 26 de março a 12 de abril.

Em Música e Criatividade, de 22 de abril a 19 de julho, os alunos serão estimulados a integrar arte e cultura a conhecimentos de outras áreas, como política e economia. Voltado para artistas e gestores culturais, o curso também busca desenvolver coletivamente um projeto artístico cultural, desde a ideia inicial até a viabilidade de produção. Inscrições de 26 de março a 12 de abril.

Realizar debates que promovam reflexões sobre o papel dos documentários na educação básica é o foco principal de Depoimentos em Cena: do cinema à sala de aula. O curso, que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será ministrado de 8 de maio a 5 de junho. Inscrições de 5 a 12 de abril.

Já Quadrinhos, Linguagem e História, também desenvolvido em parceria com a UFMG, proporciona ao participante compreender a linguagem das histórias em quadrinhos. O curso, que acontece de 4 a 20 de junho, propõe discutir os pressupostos teórico-metodológicos da utilização dos quadrinhos como fonte de conhecimento histórico no contexto escolar. Inscrições de 29 de abril a 16 de maio.

SERVIÇO
Fundação abre agenda de cursos de extensão de 2013

Improvisação para Teatro
Ministrantes: Marina Miranda, Danilo Curtiss e Jacyara Araújo
Público: Educadores, atores, alunos de teatro, agentes culturais e profissionais interessados em aplicar o teatro em seu contexto de trabalho.
Período de realização: 19 de abril a 12 de julho (sextas-feiras)
Local: Sala de Teatro – Centro de Formação Artística – Palácio das Artes
Horário: 14h às 17h40
Vagas: 25
Carga horária: 60h/a
Período de inscrições: 26 de março a 12 de abril

Música e Criatividade VII – Inserção da arte na sociedade
Ministrante: Andersen Viana, com participação de profissionais convidados de diversas áreas.
Público: Professores, músicos, gestores culturais, cantores, atores, bailarinos, cineastas, estudantes de música, professores de artes.
Pré-requisito: O candidato já deverá ter realizado pelo menos um projeto artístico, científico ou educacional (individual ou coletivo).
Local: Sala de Vídeo – Palácio das Artes
Período de realização: 22 de abril a 19 de junho (segundas e quartas-feiras)
Horário: 19h às 21h30
Vagas: 35
Carga horária: 70h/a
Período de inscrições: 26 de março a 12 de abril

Depoimentos em Cena: do cinema à sala de aula
Parceria: Núcleo de História Oral – FAFICH/UFMG
Ministrantes: Professores e pós-graduandos da UFMG
Público: Professores da rede pública e particular de ensino
Local: Sala de Vídeo – Palácio das Artes
Período: 8 de maio a 5 de junho (quartas e sextas-feiras)
Horário: 8h30 às 11h
Vagas: 40
Carga horária: 24 h/a
Período de inscrições: 5 a 22 de abril

Quadrinhos, Linguagem e História
Parceria: Grupo de Estudos e Trabalho em História e Linguagem / UFMG
Ministrante: Márcio dos Santos Rodrigues
Público: Professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de ensino.
Local: Sala Teatro 3 – Centro de Formação Artística – Palácio das Artes
Período: 4 a 20 de junho (terças e quintas-feiras)
Horário: 8h30 às 11h
Vagas: 30
Carga horária: 18h/a
Período de inscrições: 29 de abril a 16 de maio

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *