Nova atividade educativa para escolas de Petrópolis é oferecida pelo Museu Imperial

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 março, 2013 16:09

Nova atividade educativa para escolas de Petrópolis é oferecida pelo Museu Imperial

Tem início esta semana a edição de 2013 do Projeto Petrópolis, desenvolvido pelo Setor de Educação do Museu Imperial/Ibram. Este ano, a temática será as diferentes representações da cidade por artistas do século XIX. A exploração do tema se dará a partir da exposição temporária “Paisagem petropolitana”, inaugurada no dia 16 de março.

O projeto, que estará disponível até 12 de julho, é voltado para alunos do terceiro ano do ensino fundamental ao ensino médio de escolas de Petrópolis. A participação, tanto para escolas públicas quanto particulares, é gratuita.

O objetivo da atividade é apresentar aos estudantes da cidade diferentes ângulos da paisagem petropolitana no século XIX, retratados através do olhar de importantes pintores, fotógrafos, desenhistas, litógrafos e escritores daquele período. O trabalho pretende levar alunos e professores a perceberem, sob uma perspectiva estética e reflexiva, as transformações que a cidade sofreu ao longo dos anos.

Entre os principais artistas expostos, encontram-se os pintores Augusto Rodrigues Duarte, João Batista da Costa, Benjamin Mary, Caroline F. Leveson Gower e Friedrich Hagedorn; os fotógrafos Jorge Henrique Papf, Marc Ferrez, Revert Henry Klumb e George Leuzinger; o desenhista Otto Reimarus; o litógrafo Eugène Cicéri; e o escritor Carlos Augusto Taunay. Um dos destaques da exposição é uma reprodução de 4,5 metros do panorama fotográfico de 360° tirado do alto do Morro do Cruzeiro por Jorge Henrique Papf, em 1898.

Criado em 2001, o Projeto Petrópolis consiste em apresentar aos participantes diferentes aspectos da história da cidade, com temáticas específicas a cada ano. Em 2012, por exemplo, foi trabalhada a história das ferrovias e as viagens de trem.

As escolas interessadas em participar podem fazer o agendamento gratuito pelo telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30. O projeto acontece de terça a sexta-feira, com horários a partir das 11h.

SERVIÇO
Projeto Petrópolis
Datas: de terça a sexta-feira, a partir das 11h, até 12 de julho de 2013
Local: Museu Imperial
Público-alvo: alunos do terceiro ano do ensino fundamental ao ensino médio de escolas de Petrópolis
Agendamento gratuito: (24) 2245-7735 

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 21 março, 2013 16:09


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Dora e a Cidade Perdida

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel