Coral de meninos de Portugal se apresenta no Museu Imperial com entrada gratuita

No dia 23 de março, às 19h, o Cine Teatro Museu Imperial recebe o Coral dos Meninos Cantores do Município de Trofa (Portugal) para uma apresentação gratuita, que faz parte do programa das comemorações do Ano de Portugal no Brasil (7 de setembro de 2012 – 10 de junho de 2013). O concerto terá ainda participação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

Os interessados em participar podem retirar ingressos antecipados na bilheteria do Museu Imperial a partir desta terça-feira, 19 de março. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 17h30.

Coral dos Meninos Cantores do Município de Trofa, sob a direção de Antónia Maria Serra, foi criado em 1999. O grupo é constituído por 40 vozes (28 das quais virão ao Brasil), com crianças dos sete aos catorze anos. No país, o coro irá apresentar a peça “Amílcar, consertador de búzios calados”, com música e texto de Mário Alves, baseada no seu conto homônimo, que venceu o Concurso Lusófono da Trofa 2010 – Prêmio Matilde Rosa Araújo.

A apresentação no Museu Imperial faz parte do projeto “Concertos de Música Coral Infantil à Capella”, que incluiu outros três concertos, todos na cidade do Rio de Janeiro. A primeira atuação será no dia 18 de março, no Teatro Odylo Costa filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. No dia seguinte, o coro estará no Real Gabinete Português de Leitura. Já no dia 20 de março, os Meninos Cantores da Trofa sobem ao palco do Centro Cultural Banco Brasil. O concerto do Museu Imperial, único fora da capital do estado, irá encerrar a turnê brasileira.

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que se apresenta no Museu junto com o Coral dos Meninos Cantores do Município de Trofa, é o coro de meninos mais famoso e antigo do Brasil. Fundado em 15 de agosto de 1942 pelo frei alemão Leto Bienias, seu repertório vai do Canto Gregoriano à música contemporânea, incluindo a música popular brasileira, com predominância para o cultivo da música sacra. O coro possui em sua bagagem sete turnês internacionais e quatro apresentações em cerimônias presididas pelo Papa. Anualmente viaja pelas diversas regiões do Brasil, além de se apresentar em conceituadas salas de concerto e em companhia de grandes orquestras. Desde 2000 está sob a direção artística e regência do maestro Marco Aurélio Lischt.

O evento é também mais um desdobramento da parceria entre o Museu Imperial e o segmento de Canto Coral de Petrópolis. As instituições assinaram um termo de cooperação em agosto de 2012 e, desde então, já realizaram um festival e diversos concertos avulsos.

É importante lembrar que, em virtude da apresentação dos corais, na data não haverá o espetáculo Um Sarau Imperial, que, normalmente, acontece às sextas e sábados, às 18h30.

Programa – Amílcar, consertador de búzios calados

  1. 1.       Confusão inicial
  2. 2.       Amílcar e canção – refrão
  3. 3.       Canção do por acaso
  4. 4.       Canção paciente
  5. 5.       Canção das saudades
  6. 6.       Pai
  7. 7.       Partida
  8. 8.       Canção zangada e canção – refrão
  9. 9.       Batalha
  10. 10.   Canção de consertar e de sossegar desassossegos
SERVIÇO
Concerto com o Coral dos Meninos Cantores do Município de Trofa
Participação: Coral dos Canarinhos de Petrópolis
Data: 23 de março de 2013, 19h
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Entrada franca, mediante retirada de ingressos na bilheteria do Museu

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *