Sesc São José dos Campos recebe o espetáculo de dança O Nome Científico da Formiga

Nesta Quinta, dia 21, às 21h, os dançarinos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira trazem ao palco do Sesc São José dos Campos o espetáculo o Nome Científico da Formiga.

A pesquisa de linguagem para a criação coreográfica desta obra foi feita a partir de 1800 fotos dos processos dos dançarinos.

São imagens das obras Somtir (2003), Outras Formas (2004), Como? (2005) e Clandestino (2006), tratadas em um processo de colagem que reciclou os materiais originais destas coreografias.

Um espetáculo metalinguístico que discute e questiona o fazer artístico, fala de liberdade e brinca com a percepção do público.

Após a apresentação, haverá um bate-papo com os artistas.

Sobre Ângelo Madureira

Iniciou sua formação em dança aos 3 anos, na vivência com os artistas populares e os de sua família. Durante 7 anos foi solista do Balé Popular do Recife, participando de turnês pelo Brasil, Estados Unidos, França, Holanda, Bélgica e Canadá, entre outros.

Em 1995, assumiu a direção e a coreografia do Balé Popular do Recife. Em 1997, foi convidado a ingressar na Cia. Teatro XPTO, em São Paulo, onde participou como intérprete e coreógrafo de Buster, O Enigma do Minotauro, Coquetel Clown e Além do Abismo.

Em 1998, ganhou a Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, com a qual produziu seu primeiro solo, Delírio. Com Ana Catarina Vieira, aprofundou seus conhecimentos de balé clássico e, a partir de 2000, iniciou o processo de pesquisa de linguagem em dança contemporânea produzindo o vocabulário apresentado nas suas criações.

Sobre Ana Catarina Vieira

Iniciou seu percurso em dança aos oito anos de idade. Estudou método Vaganova com Sacha Svetloff, responsável por sua formação artística, e dedicou-se também ao condicionamento físico e à ginástica olímpica.

Formou-se em Danças Populares Brasileiras com Ângelo Madureira e em Danças dos Orixás com Armando Vallado. Em 1998, foi convidada a fazer parte da Cia. Cisne Negro, onde permaneceu por cinco anos e atuou como solista, se apresentando nas principais cidades brasileiras e em países como a Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Chile.

Trabalhou com coreógrafos como Patrick Delcroix, Mark Baldwin, Itzik Galili, e Marc de Graef, dentre outros. No ano de 2000, iniciou o processo de pesquisa de linguagem com Ângelo Madureira produzindo o vocabulário apresentado em suas criações.

A apresentação acontece no Auditório do Sesc. Grátis Retirada de convites com 1h de antecedência. Recomendação 14 anos.

SERVIÇO
O Nome Científico da Formiga
Com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Data: 21/03, quinta, às 21h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Local: Auditório
Grátis
Retirada de convites com 1h de antecedência
Recomendação 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *